Presidente do México pede "frente comum" para a reconstrução

| Mundo

O Presidente do México, Enrique Peña Nieto, convocou na segunda-feira a formação de uma "frente comum" do Governo e da iniciativa privada para lançar a reconstrução das zonas afetadas pelo forte sismo de quinta-feira.

Durante uma visita ao estado de Chiapas, no sudoeste do país, Peña Nieto afirmou que os objetivos do Governo passam por dar atenção à população afetada, contabilizar os danos em infraestruturas e avançar com o processo de reconstrução.

Um sismo de magnitude 8,2 sacudiu o México na quinta-feira, fazendo 96 mortos, segundo o mais recente balanço oficial.

O chefe de Estado mexicano afirmou que "estão a ser distribuídas diariamente quase 100 mil refeições diárias, mais de 100 toneladas de alimentos, 45 mil litros de água, quase 100 colchões e cobertores", números que vão aumentando.

Relativamente à contabilização dos estragos em infraestruturas, incluindo habitações, assinalou que grande parte do gabinete presidencial encontra-se destacada em Chiapas e Oaxaca para realizar esta tarefa, que se espera terminada até ao final de semana, de modo a planear-se a terceira etapa: a reconstrução.

Peña Nieto expressou o desejo de que com a participação, que espera "copiosa, ativa e muito comprometida", do setor privado, sobretudo de construtoras, se possa estabelecer um plano e "fazer uma frente comum" para realizar a reconstrução.

Neste sentido, indicou que o Governo fará a sua parte, nomeadamente com o apoio das Forças Armadas.

"Contudo, creio que podemos tornar esta tarefa muito mais célere se contarmos, de forma solidária, com o apoio do setor privado", realçou o chefe de Estado mexicano.

Tópicos:

Chiapas,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.