Putin diz que contraofensiva ucraniana já começou

por Mariana Ribeiro Soares - RTP
Ramil Sitdikov via Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, disse esta sexta-feira que a tão aguardada contraofensiva ucraniana já começou, mas afirma que as tropas adversárias "não alcançaram os seus objetivos". Putin confirma, assim, o que já vinha a ser anunciado pela imprensa norte-americana sobre o início da tão antecipada contraofensiva.

"Podemos dizer com certeza que a ofensiva das Forças Armadas da Ucrânia começou", disse Vladimir Putin aos jornalistas esta sexta-feira, em Sochi. “Isso é comprovado pelo uso de reservas militares estratégicas”, observou.

No entanto, Putin sublinha que “as tropas ucranianas não atingiram os seus objetivos em nenhum setor” nestes últimos cinco dias de "combates intensivos".


Putin ressalva, porém, que a Ucrânia “ainda tem capacidade ofensiva apesar de falhas militares”. A liderança militar russa está a avaliar a situação, garantiu Putin, prometendo que a resposta russa “será definida com base nestas observações”.
O presidente russo admitiu que a Rússia "não tem armas modernas suficientes”, mas sublinhou que “a indústria evolui rapidamente”. "Tenho a certeza que todos os objetivos da nossa indústria militar irão ser atingidos", afirmou.

Putin adiantou ainda que as Forças Armadas da Ucrânia sofreram perdas significativas nos últimos dias. "Sabe-se que durante as operações ofensivas as perdas são de cerca de três para um. Mas, neste caso, esses números são superados significativamente. Não vou estar a detalhar os números agora, mas são impressionantes", disse o presidente russo.

Putin confirma, assim, o que já vinha a ser anunciado pela imprensa norte-americana sobre o início da contraofensiva ucraniana.

Citando fontes ucranianas, os meios de comunicação dos Estados Unidos revelaram, na quinta-feira, que está em curso uma contraofensiva ucraniana a sul de Zaporizhia e que as tropas de Kiev estão a enfrentar uma resistência mais forte do que a esperada, tendo já sofrido perdas significativas de homens e material.
Combates intensos a sul da Ucrânia
O exército russo tem reportado intensos combates no sul da Ucrânia nos últimos dias, alegando ter repelido vários ataques ucranianos que seriam o início da contraofensiva que tem estado a ser preparada pela Ucrânia.

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, disse que as tropas russas frustraram na quinta-feira essa ofensiva ucraniana em Zaporizhia e adiantou que a Ucrânia se retirou “com pesadas perdas”.

"Hoje, às 01:30 (23:30 de quarta-feira em Lisboa), na região de Zaporizhia, o inimigo tentou romper as nossas defesas com (...) até 1.500 homens e 150 veículos blindados", afirmou Shoigu em comunicado, na quinta-feira.

O ministro russo detalha que "após uma batalha de duas horas, o inimigo perdeu 30 tanques, 11 veículos de combate de infantaria e cerca de 350 homens", embora estas alegações não tenham sido verificadas de forma independente. Em três dias, diz o ministro russo da Defesa, as Forças Armadas perderam mais de 3.700 militares e mais de 50 tanques e outros equipamentos.

As autoridades ucranianas não fizeram qualquer referência oficial imediata sobre a alegada contraofensiva no sul de Zaporizhia e nos últimos dias têm negado ou recusado confirmar que a campanha para recuperar o território ocupado pelas tropas russas esteja em andamento. Kiev afirma que o início da contraofensiva não será anunciado.

As autoridades ucranianas confirmam apenas que está em curso uma ofensiva em Bakhmut e avançam mesmo que conseguiram recuperar território nesta região.
pub