"Temos muito menos liberdade agora do que nos tempos de Mubarak"

por Ricardo Alexandre

Foto: Mohamed Abd El Ghany - Reuters

A Antena1 conversou com uma ativista egípcia que participou há cinco anos nas manifestações da Praça Tahrir, no Cairo. Marwa afirma que a situação não está melhor.

Marwa vivia na Suíça e em 2011 decidiu ir viver para o Egito, na sequência da revolução de 25 de janeiro. A ativista diz que tinha a esperança de que o país fosse pacificado. Um otimismo que foi diminuindo nos últimos cinco anos.

A ativista diz que a "liberdade da democracia" não é uma realidade egípcia.

"Estamos muito mais preocupados com o que dizemos. Até ao telefone, quando falamos uns com os outros, com os amigos. Eu não escrevo nada no Facebook que possa ser politicamente controverso", confessa.

"As pessoas são presas, mandadas para a cadeia por razões muito estúpidas, como fazer um cartoon, ou usarem uma t-shirt que tenha escrito Não à tortura. Portanto, muito pelo contrário, temos muito menos liberdade agora do que nos tempos de Mubarak", relata Marwa.

Esta é uma entrevista conduzida pelo editor de Política Internacional da Antena 1, Ricardo Alexandre, no âmbito da visita do Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, a Portugal.
pub