Truth Social. Rede social de Donald Trump lançada na loja virtual da Apple nos EUA

por RTP
A app foi concebida pela nova empresa de tecnologia e comunicações de Donald Trump, a TrumpMedia & Technology Group. Go Nakamura - Reuters

A nova rede social de Donald Trump foi oficialmente lançada na loja virtual da Apple nos Estados Unidos. A partir desta segunda-feira, os utilizadores de iPhones podem ficar a conhecer a Truth Social, criada pelo ex-presidente norte-americano depois de ter sido banido pelo Twitter, Facebook e YouTube. Por enquanto, a app não está disponível em Portugal.

Mais de um ano depois de ver eliminadas as suas contas nas principais redes sociais, Donald Trump volta agora àquele que era um dos seus veículos preferidos de comunicação durante o mandato na Casa Branca.

Em poucas horas, a Truth Social tornou-se a app gratuita mais descarregada da loja virtual da Apple. Alguns utilizadores chegaram mesmo a encontrar dificuldades em criar uma conta na aplicação.

“Devido a uma procura massiva, foi colocado na nossa lista de espera”, informava a plataforma.

O lançamento oficial surge poucos dias depois de uma versão beta para testes da Truth Social ter sido disponibilizada a cerca de 500 pessoas.

A app foi concebida pela nova empresa de tecnologia e comunicações de Donald Trump, a TrumpMedia & Technology Group (TMTG), e promete aos utilizadores uma "experiência cativante e sem censura", aberta à liberdade de expressão.

A rede social permite que os seus utilizadores publiquem truths ("verdades"), tal como o Twitter possibilita a publicação de tweets. Esteticamente, também se assemelha ao Twitter.

“Esta semana vamos começar a lançar a aplicação na ‘App Store’ da Apple. Isso vai ser incrível, porque vamos ter imensas pessoas a usarem a plataforma”, disse na estação Fox News o diretor-executivo da TMTG, Devin Nunes.

“O nosso objetivo, e penso que iremos atingi-lo, é até ao final de março estarmos totalmente operacionais, pelo menos nos Estados Unidos”, acrescentou o responsável.
Mais de 85 mil pessoas em lista de espera em três horas
Na última sexta-feira, Devin Nunes esteve ativamente na versão de testes da app a incentivar os utilizadores a seguirem mais contas, a partilharem fotos e vídeos e a participarem em conversas, numa aparente tentativa de tornar a Truth Social mais interativa e apelativa na altura do seu lançamento.

Segundo imagens partilhadas esta segunda-feira nas redes sociais concorrentes, em menos de três horas a nova plataforma de Donald Trump possuía já mais de 85 mil utilizadores em lista de espera.


Apesar do seu aparente sucesso inicial, a nova app de Donald Trump pode vir a enfrentar problemas. Caso as promessas de ausência de censura originem publicações consideradas perigosas pelos sistemas operacionais Android (da Google) e iOS (da Apple), estes podem remover a aplicação das suas lojas virtuais, impedindo assim o download da mesma.

Donald Trump foi banido do Twitter, Facebook e YouTube em 2021, depois da invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, por ser acusado de publicar mensagens que incitavam à violência – algo que vai contra as normas dessas redes sociais.

No Twitter, à data da eliminação da sua conta, o antigo ocupante da Casa Branca possuía 88 milhões de seguidores.

Desde que foi fundada, a TrumpMedia & Technology Group, criadora da nova app, tem estado envolta em secretismo e merecido um olhar cético por parte de especialistas da área de tecnologia e comunicações.
Tópicos
pub