Ucrânia acusa Rússia de enviar 6 mil homens para a Crimeia mas recusa responder com força

por Andreia Brito

Foto: Reuters

O ministro da Defesa ucraniano afirmou esta manhã que a Rússia enviou 6 mil homens e 30 blindados para a Crimeia. Também o novo primeiro-ministro ucraniano admitiu que está em curso uma invasão russa da província da Crimeia, o que encara como uma provocação. Apesar disso, Arseny Yatsenyuk garante que não vai responder com recurso à força.

Na capital da Crimeia, duas dezenas de homens vestidos com uniformes, armados com metralhadoras e encapuzados patrulham o centro de Simferopol. De acordo com a agência de notícias France Press, os homens estão junto ao Parlamento sem se perceber quem são e de onde são.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo já afirmou que está preocupado com a situação na Crimeia e acusou as forças políticas de Kiev de quererem desestabilizar a situação no território.

O novo primeiro-ministro da Crimeia apelou esta manhã ao presidente russo que ajude a restaurar a paz e a calma no território. Um responsável da presidência russa já garantiu que Vladimir Putin não vai ignorar este apelo.

Entretanto, a agência de notícias Interfax avançou que forças russas tomaram o controlo de um aeroporto militar em Kirovskoye, no leste da Crimeia. Homens armados também passaram a controlar o aeroporto militar de Belbek, perto da cidade de Sevastopol, e estão a controlar o aeroporto internacional de Simferopol.


(com Sandra Henriques)
pub