União Europeia diz que Netanyahu não comprova que Irão violou acordo nuclear

por Lusa
Javad Zarif, ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, com Federica Mogherini, chefe da diplomacia da União Europeia Stephanie Lecocq - Reuters

Bruxelas, 30 abr (Lusa) -- A representante para a Política Externa da União Europeia, Federica Mogherini, afirmou hoje que as alegações do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, não parecem comprovar que o Irão está a violar o acordo nuclear assinado em 2015.

Federica Mogherini disse, numa primeira reação às declarações do primeiro-ministro israelita, sobre o programa nuclear do Irão, que o que viu "nos primeiros relatórios" é que Benjamin Netanyahu "não colocou em questão a conformidade do Irão" para com o acordo.

A responsável pela diplomacia europeia salientou que, "em primeiro lugar e acima de tudo", deve ser a Agência Internacional de Energia Atómica a avaliar se o Irão está a cumprir o acordo, explicando que esta é a "única organização internacional imparcial que está encarregada de monitorizar os compromissos nucleares do Irão".

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou hoje que o seu país dispõe de "provas concludentes" sobre um programa secreto iraniano para obter armas nucleares.

Netanyahu, um crítico do acordo internacional sobre as atividades nucleares do Irão, assegurou que o seu Governo obteve "meia tonelada" de documentos secretos iranianos que provam a existência de um programa de armas nucleares.

Ao referir-se a uma "grande proeza dos serviços de informações", Netanyahu assegurou que os documentos demonstram as ambições nucleares iranianas antes da assinatura do acordo de 2015 com as potências mundiais.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Yavad Zarif, criticou hoje que as "supostas revelações de informações" do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acontecem pouco antes de Washington decidir se vai ou não abandonar o acordo nuclear.

"Que conveniente", disse Mohamad Yavad Zarif na sua conta oficial da rede social Twitter, referindo que antes de 12 de maio, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai tomar uma posição sobre o acordo assinado em 2016 entre o Irão e seis potencias mundiais.

O Presidente dos Estados Unidos subscreveu hoje a apresentação de alegados documentos secretos iranianos pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que disse serem provas de que o Irão mentiu sobre o programa nuclear.

pub