Vacinas. Oxfam desvaloriza promessa dos países mais ricos do mundo

por RTP

Os sete países mais ricos do mundo admitem doar milhões de vacinas aos países mais pobres. O G7 está a ponderar oferecer mais de mil milhões de vacinas contra a Covid-19, mas a Oxfam considera a remessa "insuficiente".

A receção no projeto Eden, a maior estufa do planeta, simboliza um dos pontos de destaque na agenda da cimeira do G7: a urgência de medidas efectivas de combate às alterações climáticas.

O outro grande ponto desta primeira cimeira presencial, desde o início da pandemia, é a questão do acesso global a vacinas anti-Covid, particularmente dos países mais pobres.

A Oxfam já desvalorizou como insuficiente a promessa-alvo de doação de mil milhões de vacinas. Os G7 dividem-se quanto à suspensão das patentes, como medida de resposta.

A cimeira foi precedida por um encontro entre o anfitrião Boris Johnson e Joe Biden, na estreia deste em reuniões do G7 como presidente dos Estados Unidos.

O ambiente persistiu, para registo de imagem, na foto de família prévia ao encontro na estação balnear da Cornualha. Mas nem tudo são rosas sem espinhos, nos dossiers sobre a mesa, particularmente no dossier Irlanda do Norte, onde Londres voltou a recuar, irritando Bruxelas, que nesta matéria tem do seu lado Joe Biden, cioso das suas raízes irlandesas.
pub