"Vemo-nos daqui a quatro anos". Donald Trump admite recandidatar-se em 2024

por Andreia Martins - RTP
Yuri Gripas - Reuters

Durante um evento de Natal na Casa Branca, na quarta-feira, Donald Trump admitiu avançar com uma nova candidatura à presidência em 2024. O Presidente dos Estados Unidos continua a contestar publicamente a vitória eleitoral do democrata Joe Biden.

Pela primeira vez o atual Presidente dos Estados Unidos admitiu a possibilidade de avançar com uma nova candidatura à Casa Branca daqui por quatro anos.

“Foram quatro anos fantásticos. Estamos a tentar cumprir mais quatro anos. Caso contrário, vemo-nos daqui a quatro anos”, afirmou o Presidente cessante durante uma festa de Natal na Casa Branca, perante membros do Comité Nacional Republicano.

Este evento não foi aberto à imprensa mas o vídeo do discurso do Presidente foi emitido em direto na página de Facebook de um dos participantes.

De acordo com a NBC, Donald Trump está a ponderar em avançar com a campanha para 2024 a 20 de janeiro de 2021, dia em que Joe Biden toma posse como Presidente dos Estados Unidos.

O jornal The Guardian destaca que as imagens do evento de quarta-feira que circularam nas redes sociais mostram dezenas de pessoas próximas, muitas sem máscara. A Casa Branca foi palco de pelo menos um surto do novo coronavírus, tendo o próprio Presidente Trump sido hospitalizado, no início de outubro.

Precisamente um mês após a eleição nos Estados Unidos, Donald Trump continua a recusar admitir a derrota, alegando que houve “fraude eleitoral”. No entanto, o próprio procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, já reconheceu que não foram encontrados indícios de fraude “a uma escala que possa mudar o resultado da eleição”.

O jornal The New York Times destaca que apenas o ex-Presidente Grover Cleveland conseguiu voltar à Casa Branca após ter perdido uma eleição como Presidente incumbente. Cleveland foi eleito pela primeira vez em 1884, voltou à Presidência dos Estados Unidos em 1892, após ter perdido a eleição de 1888 para Benjamin Harrison.
Tópicos
pub