Vigília em Manchester de homenagem às vítimas

por RTP
Andy Rain - EPA

Milhares de pessoas concentraram-se em Manchester numa vigília de solidariedade para com as vítimas do atentado que matou 22 pessoas e feriu 59, incluindo várias crianças e jovens. O suspeito do ataque já foi identificado, trata-se de Salman Abedi, tinha de 22 anos e residia em Londres.

A “Vigília pela Paz” reuniu representantes de várias religiões e membros das autoridades locais para recordar as vítimas.

Durante a vigília, o presidente da câmara de Manchester agradeceu os trabalhos das equipas de emergência médica e pediu mais respeito entre as comunidades.

Outro dos oradores foi o bispo de Manchester, David Walker, que apelou à união das diferentes comunidades.

"Vamos ser ainda mais fortes do que antes", exortou, recebendo uma ovação.


Os participantes empunhavam um cartaz, em foram de coração, com as iniciais MCR representativas da cidade de Manchester.
Identificação das vítimas
Das 22 vítimas mortais do atentado suicida, apenas três foram identificadas.

A primeira vítima mortal a ser identificada foi Georgina Callander de 18 anos. Era uma grande fã de Ariana Grande.

Safie Rose com oito anos é a vítimas mais nova identificada até agora identificada. estava no espetáculo com sua mãe Lisa Roussos e a irmã Ashlee Bromwich, que mais tarde foram encontradas feridas em hospitais separados.

John Atkinson, de 26 anos, é a terceira vítima do ataque terrorista na Arena de Manchester.

Além das vítimas mortais e dos 59 feridos, a maioria jovens e crianças, que se encontram internados nos hospitais da cidade, há ainda o drama dos desaparecidos. Estima-se que ainda não tinham sido encontradas 14 pessoas.
Atentado no final do concerto
O bombista suicida fez-se explodir no exterior do Manchester Arena, no final do espetáculo cantora norte-americana Ariana Grande.

Poucas horas após o atentado, o grupo Estado Islâmico reivindicou o atentado.

Entretanto, a polícia britânica deteve três pessoas suspeitas de terem ligações ao atentado de Manchester.

Um dos detidos é um homem de 23 anos.
Não há indicação de portugueses entre as vítimas
A Secretaria de Estado das Comunidades está em permanente contacto com as autoridades de Manchester, que estão a identificar as vítimas.

Um português que estava no concerto com a filha adolescente relatou à enviada-especial da RTP os momentos que se viveram após a explosão.
pub