Reportagem

Atentado bombista em Manchester

por RTP

Pelo menos 22 pessoas morreram e 59 ficaram feridas na sequência de um atentado suicida quando decorria o concerto da cantora norte-americana Ariana Grande, em Manchester. As autoridades britânicas identificaram o bombista suicida como Salman Adedi.

Mais atualizações

17h42 - Polícia identifica Salman Abedi como autor do ataque

A polícia britânica identificou o autor do atentado como Salman Abedi, 22 anos.

O nome de Abedi, nascido na área de Manchester, foi anunciado à imprensa pelo comandante da polícia local, Ian Hopkins.

Segundo Hopkins, Abedi residia no apartamento de Fallowfield, no sul de Manchester, onde horas antes a polícia procedeu a uma explosão controlada.

17h11 - Parlamento português aprova por unanimidade voto de condenação e pesar


A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de condenação e pesar pelo atentado em Manchester, salientando que o dever das sociedades abertas "é prevenir e combater sem hesitações este tipo de atos".

"Se a juventude é vida e liberdade, o terror é morte e cobardia (...). Quando a morte sai à rua, a rua levanta-se em nome da liberdade!", lê-se no texto proposto pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e apoiado por todas as bancadas.

16h28 - Autoridades identificam autor

As autoridades britânicas identificaram o bombista suicida como Salman Adedi, de 23 anos, que já estaria referenciado pela polícia.

15h55 - "O meu coração está com as pessoas de Manchester", diz António Guterres

O secretário-geral da ONU, António Guterres, já reagiu ao atentado de Manchester. “O meu coração está com as pessoas de Manchester e com todas as vítimas do terrorismo. Temos de nos manter juntos contra a violência e levar os atacantes à justiça”.


15h30 - Concerto de Ariana Grande em Lisboa sem indicação de cancelamento

O promotor Álvaro Covões afirmou à agência Lusa que não há qualquer indicação de cancelamento do concerto da artista norte-americana Ariana Grande, em junho, em Lisboa, e lamentou o "terrorismo absurdo" que se vive atualmente.

Ariana Grande tem concerto marcado para 11 de junho, no Meo Arena, no âmbito de uma digressão que passou na segunda-feira pelo no Arena de Manchester, no Reino Unido.

15h20 - Identificada terceira vítima do ataque terrorista

De acordo com o Daily Express John Atkinson, de 26 anos, é a terceira vítima do ataque terrorista de ontem em Manchester.

15h00 - Papa Francisco profundamente triste com "ataque bárbaro"


O Papa Francisco expressou a sua tristeza profunda pelo "ataque bárbaro" cometido em Manchester e manifestou solidariedade para com as vítimas deste "ato de violência sem sentido".

"O Papa Francisco ficou profundamente triste ao saber das feridas e da trágica perda de vidas provocadas pelo ataque bárbaro em Manchester", referiu um telegrama assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, em nome do Pontífice, citado pela agência espanhola EFE.

14h45 - Manchester Arena reage ao atentado

Na sua página no Twitter, a Manchester Arena agradece a resposta dos serviços de emergência e salienta a ajuda dada por cidadãos anónimos às vítimas. “Isso demonstra o melhor que há nesta cidade”, pode ler-se no comunicado.

“Ontem à noite, a nossa comunidade sofreu uma tragédia sem sentido. Os pensamentos e a atenção de toda a nossa equipa estão concentrados no apoio às pessoas afetadas e às suas famílias.


14h15 - Polícia britânica executa explosão controlada

Segundo o porta-voz da polícia de Manchester, as autoridades "executaram um mandado de busca em Whalley Range e outro em Fallowfield", onde procederam à "detonação controlada" de algo não especificado.

A informação foi avançada pela polícia que, sem adiantar detalhes, esclareceu apenas que esta operação está relacionada com o atentado de Manchester.

13h40 - Primeiras vítimas do ataque já foram identificadas

Georgina Callander, 18 anos, foi a primeira vítima mortal a ser identificada. Era uma grande fã de Ariana Grande.

No domingo tinha publicado no Twitter uma fotografia que tinha tirado com a cantora há dois anos, dizendo que estava “muito entusiasmada” pela aproximação do concerto em Manchester.

A segunda vítima identificada tinha apenas oito anos. Saffie Rose Roussos estava no espetáculo com sua mãe Lisa Roussos e a irmã de Saffie, Ashlee Bromwich, que mais tarde foram encontradas feridas em hospitais separados.

13h20 - Os procedimentos desde o ataque terrorista

“Soubemos do incidente às 22h46 e foi logo declarado como grande incidente. O nosso staff trabalhou de forma incansável durante a noite para coordenar uma resposta a grande escala com 60 ambulâncias a serem deslocadas para o local”, disse o chefe executivo do North West Ambulance Service, Derek Cartwright, em comunicado.

12h55 - Autoproclamado Estado Islâmico reivindica atentado em Manchester

De acordo com a France Presse, a agência de notícias Amaq, a única autorizada a operar no território do califado, disse que o grupo autoproclamado Estado Islâmico já reivindicou o atentado que provocou 22 mortos e 59 feridos, até ao momento.


12h45 - "A nação inteira está chocada" - Rainha Isabel II

“A nação inteira está chocada com as mortes e ferimentos em Manchester na última noite, onde tantas pessoas, adultos e crianças, estavam apenas a apreciar um concerto”, disse esta terça-feira a rainha Isabel II, em comunicado.


A monarca enviou ainda as condolências às famílias das vítimas do atentado e elogiou a atuação dos serviços de emergência. “Gostaria de expressar a minha admiração pela forma como as pessoas de Manchester têm respondido, com humanidade e compaixão, a este ato de barbaridade”.

12h35 - As imagens do ataque em Manchester

O atentado suicida provocou 22 mortos e 59 feridos, pelo menos.

Um atentado suicida na cidade britânica de Manchester provocou 22 mortes e 59 feridos. A explosão decorreu no final de um concerto da digressão da norte-americana Ariana Grande, de nome "Dangerous Woman Tour".


A explosão decorreu no final de um concerto da cantora norte-americana Ariana Grande, intitulado "Dangerous Woman Tour".

12h20 - Atentado em Manchester: o resumo em vídeo

Viveram-se momentos de pânico em Manchester, logo após o concerto de Ariana Grande.

A cantora norte-americana já cancelou todos os espetáculos.

12h10 - "Não há informação de portugueses envolvidos no ataque"

O Governo português está a acompanhar a situação do ataque de Manchester com o secretário de estado das Comunidades, José Luís Carneiro. Para já não há notícia de portugueses entre as vítimas.

O Consulado português em Manchester, bem como a embaixada portuguesa em Londres está em contacto permanente com as autoridades britânicas.

12h00
- Homem de 23 anos detido

A polícia de Manchester adianta que um indivíduo de 23 anos foi detido no sul de Manchester. A detenção está relacionada com o ataque de ontem à noite.

11h50 - Centro Comercial Arndale já reabriu

O espaço comercial Arndale em Manchester já foi reaberto. Dezenas de pessoas fugiram daquele espaço comercial, mas as autoridades continuam a não avançar mais informações

11h40 - Centro Comercial de Manchester evacuado

A polícia confirma o incidente no local mas não avança pormenores.


11h30 - Vigília em homenagem às vítimas

Esta tarde irá realizar-se uma vigília em homenagem às vítimas do atentado, anunciou o
mayor de Manchester, Andy Burnham.
11h15 - Ataque de "cobardia doentia" - Theresa May

Theresa May diz que a polícia identificou o autor do atentado. No entanto, a primeira-ministra do Reino Unido afirmou que, para assegurar o andamento da investigação, a identidade ainda não será revelada. O homem suicida morreu durante o ataque.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, condenou o atentado no final de um concerto em Manchester como um "ataque de cobardia doentia" por visar jovens e crianças.

Sublinhando que "todos os ataques terroristas são devastadores", May considerou que este se destaca "pela aterradora cobardia doente de quem visa crianças e jovens".

Theresa May esteve reunida com a comissão de emergência do Governo (Cobra) e adiantou ainda que a maioria dos feridos são crianças e jovens e que estão a receber tratamento em oito hospitais da região da Grande Manchester.

11h00 - Vídeo mostra desespero dos jovens a seguir ao ataque bombista


10h50 - Presidente da República consternado com "bárbaro" ataque

Marcelo Rebelo de Sousa disse estar a "acompanhar com grande consternação o bárbaro atentado".

Numa mensagem enviada à rainha de Inglaterra, o Presidente da República manifestou a sua solidariedade "em nome do povo português, em particular para com as famílias das vítimas".

Na mensagem, o Presidente português, que se encontra numa visita ao Luxemburgo, sublinhou a importância de uma "Europa unida no combate ao terrorismo e à defesa constante e permanente dos valores da democracia, da promoção da paz e do respeito pelos direitos humanos".

10h40 - "Medo não vai prevalecer"


A chefe da diplomacia europeia, Frederica Mogherini, declarou que o "medo não vai prevalecer" e que os jovens europeus seguirão as suas rotinas com "alegria e liberdade".


10h30 - "Crime cínico e desumano" - Vladimir Putin

"Condenamos fortemente este crime cínico e desumano e estamos seguros de que os perpetradores não vão escapar ao castigo que merecem”, disse esta manhã o Presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo um comunicado do Kremlin, o chefe de Estado russo "expressou sinceras condolências" à chefe do governo britânico condenando "veementemente" o ataque.

Putin mostra-se também disposto a desenvolver a cooperação antiterrorista de forma bilateral com os parceiros britânicos assim como no quadro das iniciativas internacionais.

10h20 -
Nas redes sociais, são várias as partilhas de vídeos nos momentos que se seguiram à explosão.

10h15 - "Não vou chamar-lhes monstros" - Donald Trump

“Estamos em absoluta solidariedade com o povo do Reino Unido”, disse Donald Trump numa conferência de imprensa conjunta com o líder da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, em Belém.

E acrescentou: "Não vou chamar-lhes monstros porque eles gostariam desse termo. Iam achar que era um ótimo nome. Vou chamar-lhes falhados daqui para a frente. É o que eles são. E vamos ter mais. Mas são falhados, lembrem-se disso".

10h10 - Polícia Britânica faz apelo às testemunhas

A polícia britânica apela à população para divulgar todos os vídeos e fotos da última noite no Manchester Arena de forma a ajudar à investigação.

10h00 - "Assustador ataque terrorista"


Theresa May assegurou que as autoridades estão a tratar o caso como um "assustador ataque terrorista". Esta terça-feira, a primeira-ministra vai reunir-se de emergência para avaliar quais as medidas a tomar.

Eram 22h33 quando uma explosão na Manchester Arena fez pelo menos 19 mortos e 49 feridos. A polícia acredita que o indivíduo agiu sozinho, com recurso a um engenho "improvisado".

Quando tudo aconteceu, na sala de espetáculos tinha terminado um concerto da cantora norte-americana Ariana Grande, sendo que grande parte do público era composto por crianças e jovens.

A polícia metropolitana refere que foi alertada para uma a explosão no átrio da entrada da sala de espetáculos, enquanto a Manchester Arena assegura que ocorreu num "local público fora do recinto".

Atentado em Manchester: o que já se sabe