Câmara de Coimbra investe 650 mil euros no apoio ao ensino remoto

por Lusa

A Câmara de Coimbra começou hoje a distribuir 650 computadores portáteis e 500 acessos à internet para apoiar alunos no ensino remoto, elevando para 650 mil euros o investimento nesta área desde 2020.

Hoje, o presidente do município, Manuel Machado, participou numa sessão de "entrega simbólica" de 1.150 equipamentos informáticos, que a autarquia "disponibiliza gratuitamente aos alunos", em articulação com as escolas.

Ao todo, desde o primeiro confinamento ditado pela pandemia da covid-19, a autarquia distribuiu cerca de 2.500 unidades tecnológicas para apoiar o ensino à distância.

"A Câmara Municipal empresta os equipamentos às direções das escolas e estas emprestam aos alunos", disse Manuel Machado à agência Lusa, a propósito de uma visita à Escola Básica 2,3 Rainha Santa Isabel, na estrada de Eiras, onde decorreu aquela iniciativa.

O autarca socialista explicou que os materiais são atribuídos "em função das necessidades" dos utilizadores, uma avaliação que não depende apenas da situação económica dos agregados familiares.

"É feita uma avaliação mais personalizada. Não nos fixamos apenas nos escalões" [de concessão de apoios sociais aos alunos], adiantou.

Em 2020, depois de abril, a autarquia liderada por Manuel Machado emprestou "mais de 1.300 equipamentos informáticos", entre `tablets` e acessos à internet, "de forma a assegurar também igualdade de oportunidades no acesso à educação".

No total, "são mais de 930 `tablets` e mais de quatro centenas de acessos banda larga (...) cedidos gratuitamente", segundo uma nota da Câmara de Coimbra, que se afirma "também atenta às dificuldades dos alunos e dos professores para enfrentarem os desafios impostos pelo ensino em contexto de pandemia".

Tal como em 2020, "volta a disponibilizar uma plataforma de ensino à distância -- https://ead.cm-coimbra.pt/ -- com o objetivo de ajudar a ultrapassar esses constrangimentos", de acordo com o comunicado.

Tópicos
pub