Centro Hospitalar Cova da Beira cria linha de apoio para profissionais

por Lusa

Covilhã, Castelo Branco, 01 abr 2020 (Lusa) - O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, distrito de Castelo Branco, criou uma linha de apoio psicológico para profissionais de saúde e seus familiares, no âmbito da pandemia covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, esta unidade hospitalar lembra que, pela "natureza das suas funções, os profissionais de saúde são um grupo de trabalhadores que apresenta elevado risco de infeção e perturbação emocional, devido ao tipo de cuidados prestados em ambiente hospitalar e aos altos níveis de stress a que estão sujeitos".

"Nesse sentido, o serviço de Psiquiatria do CHUCB criou uma linha de contacto direto para colaboradores e familiares, que necessitem de apoio psicológico/psiquiátrico, através da qual podem realizar consultas não presenciais, via telefone ou Skype e à qual podem aceder, após pedido de marcação pelo `e-mail` psiqchcbcovid@gmail.com", é referido na nota de imprensa.

A informação também destaca que o acesso está igualmente disponível para os médicos do Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira para consultadoria na área, a respeito de doentes que acompanhem e careçam do mesmo tipo de orientação.

O CHUCB engloba o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, no distrito de Castelo Branco.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Tópicos
pub