Comissão de Coordenação do Centro define pontos de entrega de donativos

por Lusa

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) definiu hoje os pontos de entrega de donativos destinados às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande para "evitar descoordenações".

A CCDRC refere, em nota enviada à agência Lusa, que, "para evitar descoordenações, definiram-se pontos únicos de entrega dos donativos (alimentos, água, vestuário, etc.)".

Em Pedrógão Grande, a Santa Casa da Misericórdia recebe alimentos e os Bombeiros Voluntários os restantes donativos, bem como alimentos para animais de estimação.

Em Castanheira de Pera, nos Bombeiros Voluntários são aceites alimentos, enquanto os restantes donativos devem ser entregues no Pavilhão Gimnodesportivo.

Por fim, em Figueiró dos Vinhos, os donativos são recebidos no Pavilhão Gimnodesportivo das Bairradas.

A fonte esclarece ainda que o Ministério da Agricultura está a coordenar, em articulação com as autarquias, a distribuição de alimentação para os animais das zonas afetadas pelos incêndios nos três concelhos.

Os locais de distribuição são, em Pedrógão Grande, o armazém/Junta de Freguesia, em Castanheira de Pera o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal e, em Figueiró dos Vinhos, a Cooperativa.

A CCDRC esclarece ainda que está a coordenar o trabalho de inventariação dos danos, prejuízos e necessidades globais, ao nível da habitação, infraestruturas e equipamentos, florestas e agricultura, atividade económica (indústria, turismo e serviços) e proteção civil.

No trabalho, participam, "de forma empenhada e ativa", várias entidades, nomeadamente os autarcas (presidentes de câmara e presidentes de junta de freguesia) dos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), do Instituto da Segurança Social, da Proteção Civil, da Infraestruturas de Portugal, do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e do Turismo de Portugal.

Na nota, a CCDRC apela ainda aos voluntários para se dirigirem às Câmaras Municipais "para serem devidamente identificados e para que o seu contributo possa ser enquadrado nas operações que se estão a desenvolver".

"Os voluntários, que são bem-vindos, não devem andar sozinhos, pois não conhecem as pessoas nem o território", observa.

Dois grandes incêndios deflagraram no sábado na região Centro, provocando 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram um total de cerca de 50 mil hectares de floresta [o equivalente a 50 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

Tópicos
pub