Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Nuno Veiga - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23h33 - Mais 271 mortos no Brasil

O Brasil somou 271 mortos e 15.383 casos de covid-19 nas últimas 24 horas.

No total, desde o início da pandemia, o país contabilizou 154.176 óbitos e 5.250.727 casos.

A taxa de letalidade da doença mantém-se em 2,9% no Brasil e a taxa de incidência é agora de 73,4 mortes e 2.498,6 casos por cada 100 mil habitantes.

23h26 - Estado de emergência não está em cima da mesa

O primeiro-ministro afirmou esta segunda-feira na entrevista à TVI que o regresso do país ao estado de emergência não está "em cima da mesa" neste momento. António Costa frisou que a competência é do Presidente da República nesse campo e que o confinamento teve "custos imensos".

"Neste momento, este é o nível adequado [estado de calamidade], mas tudo depende de um conjunto de fatores. É verdade que vamos ter um maior número de novos casos por dia do que na pior fase da pandemia em abril passado. Mas, felizmente, agora, com muito menos internados do que havia na altura e, sobretudo, com muito menos internados em cuidados intensivos, o que se deve muito ao facto de ter havido uma alteração significativa da faixa etária atingida", defendeu o primeiro-ministro.

23h00 - Costa pediu suspensão do diploma sobre obrigatoriedade da "app"

O primeiro-ministro revelou esta segunda-feira que pediu ao Parlamento para "desagendar" a apreciação do diploma sobre a obrigatoriedade da app "Stayaway Covid". Será apenas discutida a proposta de imposição do uso da máscara nos espaços ou vias públicas.

Em entrevista à TVI, António Costa refere que o pedido foi endereçado hoje ao presidente da Assembleia da República. A discussão da medida estava prevista para sexta-feira.

Costa reconhece que houve muitas dúvidas e críticas em relação à eventual obrigatoriedade da aplicação.

"Sobre a aplicação, é útil que a Assembleia da República faça todas as audições que o PS propôs para se refletir sobre esse tema. Acho que nada melhor do que um grande debate e uma decisão sobre essa matéria. Mas o Governo não seria responsável se, perante a evolução que estamos a ter da pandemia, não colocasse à Assembleia da República essa questão", frisou.

20h40 - Angola anuncia mais 207 infeções e uma morte

Angola registou nas últimas 24 horas mais 207 casos de infeção pelo novo coronavírus e uma morte devido à covid-19, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda.

20h30 - Irlanda decreta nível máximo de emergência durante seis semanas

O Governo irlandês decretou hoje o alerta máximo do plano de combate à pandemia de covid-19, que obriga os cidadãos a permanecerem em casa e o encerramento de bares, restaurantes e comércios não essenciais, mantendo abertas escolas e creches.

O novo confinamento, menos restrito que o imposto na primeira vaga da pandemia do novo coronavírus, entrará em vigor na próxima quinta-feira e durará seis semanas, prevendo levantar progressivamente as restrições até ao início de dezembro, para que a economia possa recuperar durante o período natalício.

O aumento acentuado no número de casos covid-19 na semana passada forçou o governo de Dublin a decretar o alerta máximo em toda a República da Irlanda, seguindo as recomendações dos conselheiros sanitários.

20h03 - Cabo Verde com mais um óbito e 48 novos caso

Cabo Verde anunciou hoje mais uma morte por covid-19, elevando para um total de 87 óbitos, e 48 novos casos - o menor valor diário dos últimos 27 dias e que aumenta o acumulado para 7.800 infeções.

19h44 - França com mais 3.243 novos casos e 146 mortes 

A França registou 13.243 novos casos de covid-19 e 146 mortes associadas à doença nas últimas 24 horas, elevando para 910.277 o total de infetados e para 33.623 o de óbitos desde o início da pandemia.

Segundo a Agência de Saúde Pública (ASP) francesa, o índice de casos positivos relacionados com os testes de diagnóstico realizados registou novo aumento, subindo de 13,2% no domingo para 13,4% hoje.

19h20 - Governador do Estado de São Paulo afirma que vacina chinesa é segura

Segundo João Doria, governador do Estado brasileiro de São Paulo, a vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, na terceira fase de desenvolvimento, demonstrou ser segura em testes realizados no Brasil.

"Os primeiros resultados dos estudos clínicos realizados no Brasil comprovam que, entre todas as vacinas testadas no país, a Coronavac é a mais segura, a que apresenta os melhores e mais promissores índices no Brasil. É, de facto, a vacina mais avançada neste momento", declarou Doria.

18h08 - OMS insiste na importância de quebrar cadeias de transmissão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiu hoje na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e manifestou especial preocupação com o aumento de casos na Europa e América do Norte.

Segundo o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus, "à medida que o hemisfério norte entra no inverno, assistimos a uma aceleração dos casos - particularmente na Europa e na América do Norte".

O diretor-geral da OMS prosseguiu, afirmando que, à medida que os casos aumentam, também aumenta o número de pessoas que precisam de camas de hospitais e de cuidados intensivos, o que resulta numa "situação muito difícil e perigosa, tanto para os doentes como para os profissionais de saúde".


18h05 - Reino Unido com perto de 19 mil novas infeções, mais duas mil que na véspera

O Reino Unido registou 18.804 novas infeções de covid-19, mais quase duas mil do que na véspera, e 80 mortes nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.

No domingo tinham sido registadas 67 mortes, o terceiro dia consecutivo acima de 100, e 16.982 novos casos, mas os números do fim de semana são frequentemente mais baixos devido a uma demora no processamento dos dados.

O total acumulado desde o início da pandemia de covid-19 no Reino Unido é agora de 741.212 casos de infeção confirmados e de 43.726 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

18h00 - Bastonário dos Médicos diz que PR está a fazer o que a ministra não fez

O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje que o Presidente da República está a fazer o que a ministra da Saúde devia ter feito e não fez, no que diz respeito às audiências relacionadas com a pandemia.

“O senhor Presidente da República decidiu e, na minha opinião bem, e congratulo-o por isso, de ouvir algumas instituições e algumas pessoas ligadas à saúde como o ex-ministro da Saúde, ou seja, o senhor Presidente da República está a fazer o que a senhora ministra da saúde devia ter feito e não fez”, apontou Miguel Guimarães.

Em declarações aos jornalistas, após uma visita ao Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV), o bastonário defendeu que, “numa altura crítica para o país” como a que se vive agora, com a pandemia, “é fundamental tirar partido do conhecimento que as pessoas, nas suas diversas áreas, podem ter para transmitir a quem lidera a saúde em Portugal”.

“O senhor Presidente da República resolveu fazê-lo e, obviamente, a Ordem dos Médicos irá ser recebida amanhã [terça-feira] e irá transmitir aquilo que são as suas principais preocupações”, acrescentou Miguel Guimarães.

Ou seja, adiantou o bastonário, “relativamente àquilo que são doentes covid, doentes não covid e também relativamente à gripe sazonal em que a vacinação parece, novamente, estar atrasada o que é muito, muito mau nesta altura”.

O Presidente da República começou hoje, com a ministra da Saúde, Marta Temido, uma série de audiências com responsáveis de instituições e outras personalidades tendo como pano de fundo a pandemia de covid-19.

17h52 - Espanha com quase 38.000 casos desde sexta-feira aproxima-se de um milhão

Espanha registou desde sexta-feira 37.889 novos casos de covid-19, o que faz subir o número total de infetados para 974.449, segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.

O país tem ainda mais 217 mortos devido à doença notificados nos últimos três dias, aumentando o total de óbitos para 33.992.

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de infeções, tendo adicionado mais 4.598 casos aos números totais de sexta-feira, elevando o número total para 281.388.

17h45 - Presidente do Brasil diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a vacina contra a covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à pandemia.

"O meu ministro da Saúde já disse claramente que não será obrigatória esta vacina e ponto final", afirmou Bolsonaro, em declarações a apoiantes em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe de Estado brasileiro, em Brasília.

"Depois de aprovada pelo Ministério da Saúde e com comprovação científica e, assim mesmo, ela [vacina] tem de ser validada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], daí nós ofereceremos ao Brasil, de forma gratuita, obviamente. Mas repito, não será obrigatória", acrescentou o Presidente brasileiro.

A declaração de Bolsonaro surge em resposta ao governador de São Paulo, João Doria, que disse que a aplicação do imunizante contra o novo coronavírus será obrigatória neste estado, exceto para pessoas com algum problema de saúde que impeça a vacinação.

Hoje, Doria e a sua equipa vão divulgar os resultados preliminares sobre a segurança da Coronavac, uma vacina em fase de desenvolvimento que foi criada pelo laboratório chinês Sinovac e que está a ser testada no país numa parceria com o Instituto Butantan, órgão de pesquisa ligado ao governo ‘paulista’.

17h40 - Itália registou ligeira descida de novos casos mas com menos testes

A Itália registou 9.338 casos de contágio com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, um aumento menor que nos últimos dias, embora com menos testes realizados, de acordo com as autoridades de saúde.

Desde sexta-feira, a Itália detetou mais de 10.000 casos positivos de covid-19 por dia, registando hoje um número um pouco abaixo dessa fasquia, porque o número de testes diminuiu (de 150.000 para 99.000), por causa do fim-de-semana.

Itália teve até agora 423.578 pessoas infetadas desde o início da crise sanitária no país, em 21 de fevereiro.

Houve mais 73 mortes com covid-19, desde domingo, elevando o saldo de óbitos no país devido a pandemia para 36.616.

17h35 - UNICEF vai adquirir mais de mil milhões de seringas para futuras vacinas

A UNICEF quer adquirir mais de mil milhões de seringas até ao final de 2021 para possibilitar o lançamento de campanhas de imunização em massa assim que as vacinas contra a covid-19 estejam disponíveis, foi hoje divulgado.

"Vacinar o mundo contra a doença covid-19 será em breve uma das tarefas mais gigantescas da história da Humanidade, e teremos de avançar o mais rápido possível assim que as vacinas possam ser produzidas”, declarou a diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Henrietta Fore, citada num comunicado.

“De forma a avançarmos mais rápido, no futuro, precisamos de avançar rapidamente agora”, frisou a representante, precisando que, até ao final de 2020, a UNICEF pretende adquirir e armazenar 520 milhões de seringas em zonas que irão possibilitar uma rápida e mais económica mobilização.

Para dar uma ideia da dimensão da tarefa, Henrietta Fore frisou que este número de seringas é o suficiente para “dar uma volta e meia ao mundo”.

Durante 2021, e partindo do pressuposto que vão existir doses suficientes das vacinas contra a doença covid-19, a UNICEF espera atingir as mil milhões de seringas para apoiar os esforços de imunização contra o novo coronavírus à escala global.

A este número, juntam-se as outras 620 milhões de seringas que a agência da ONU vai adquirir para outros programas de vacinação contra outras doenças, como, por exemplo, o sarampo e a febre tifoide.

17h25 - Pacientes hospitalizados devido à covid-19 podem ter sintomas durante meses, revela novo estudo

Mais da metade dos pacientes com Covid-19 que receberam alta hospitalar ainda apresentavam sintomas como falta de ar, fadiga, ansiedade e depressão durante dois a três meses após a infeção inicial, de acordo com os resultados de um pequeno estudo no Reino Unido.

A pesquisa, liderada por cientistas da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, analisou o impacto a longo prazo da covid-19 em 58 pacientes hospitalizados com a doença pandémica.

Os investigadores descobriram que alguns pacientes têm anormalidades em vários órgãos após serem infetados com o novo coronavírus e que a inflamação persistente causou problemas por alguns meses.

O estudo não foi revisto por outros cientistas, mas foi publicado antes da revisão no site MedRxiv.

"Essas descobertas ressaltam a necessidade de explorar ainda mais os processos fisiológicos associados à covid-19 e desenvolver um modelo holístico e integrado de atendimento clínico para os nossos pacientes após terem recebido alta do hospital", disse Betty Raman, médica do Departamento de Radcliffe de Oxford da Medicina que co-liderou a pesquisa.

Um relatório inicial do Instituto Nacional de Investigação em Saúde (NIHR) da Grã-Bretanha publicado na semana passada mostrou que a doença em curso após a infeção, às vezes chamada de "COVID longa", pode envolver uma ampla gama de sintomas que afetam todas as partes do corpo e da mente.

Os resultados do estudo de Oxford mostraram que dois a três meses após o início dos sintomas da covid-19, 64 por cento dos pacientes sofreram falta de ar persistente e 55 por cento relataram fadiga significativa.

As imagens de ressonância magnética mostraram anormalidades nos pulmões de 60 por cento dos pacientes com Covid-19, nos rins em 29 por cento, no coração em 26 por cento e no fígado em 10 por cento.

"As anormalidades detetadas estão fortemente correlacionadas com marcadores séricos de inflamação", disse Raman. "Isso sugere uma ligação potencial entre inflamação crónica e dano contínuo a órgãos entre os sobreviventes".

17h16 - Docentes do grupo de risco estão a regressar às escolas

Muitos dos docentes que pertencem ao grupo de risco para a covid-19 estão a regressar às escolas, revelou hoje o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Desde o início do ano letivo, cerca de 500 docentes apresentaram uma declaração médica para que pudessem ter direito a 30 dias de faltas justificadas, uma vez que pertenciam ao grupo de risco para a covid-19.

Hoje, em declarações aos jornalistas, o ministro revelou que “muitos destes professores estão a voltar às escolas”.

“Os professores estiveram dentro desse regime excecional que foi criado devido ao surto epidemiológico e tiveram a oportunidade de utilizar essa declaração médica e ter esses 30 dias de faltas justificadas”, sublinhou Tiago Brandão Rodrigues, à margem de uma visita ao estúdio onde decorrem as gravações do “Estudo em Casa”.

O ministro lembrou que este regime - que prevê 30 dias de faltas ao trabalho, sem perda de remuneração - foi criado no âmbito da pandemia de covid-19 e pode ser utilizado por todos os trabalhadores: “É transversal a todos aqueles que têm um trabalho”.

17h08 - Sobe para oito número de utentes internadas de lar em Beja com surto

O número de utentes do lar Mansão de São José infetadas com covid-19 e internadas no Hospital José Joaquim Fernandes em Beja subiu de sete para oito, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Na atualização divulgada hoje da informação relativa ao surto identificado no lar, a ULSBA refere que há a registar mais um internamento, elevando de sete para oito o número total de utentes internadas no hospital.

Das utentes internadas, que têm idades entre os 63 e 96 anos, sete estão em enfermarias da área dedicada à covid-19 e situada no piso 3 e uma está na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do hospital de Beja.

17h02 - Três funcionárias infetadas em escola de Famalicão, 90 alunos em casa

Cerca de 90 alunos do Centro Escolar de Antas, em Vila Nova de Famalicão, estão desde hoje em isolamento profilático em casa, depois de três funcionários terem testado positivo ao novo coronavírus, disse o diretor do agrupamento.

Em declarações à Lusa, Carlos Teixeira disse que os alunos vão ter ensino à distância, estando o regresso à escola previsto para o dia 26.

“São alunos de duas turmas do 1.º ano e duas do 2.º”, acrescentou.

Ainda segundo o responsável, todos os alunos estão “assintomáticos”.

Outras duas funcionárias que trabalhavam no mesmo piso ficaram também em casa, a cumprir isolamento profilático.

As restantes duas turmas continuam com aulas presenciais.

16h57 - Fronteiras entre EUA e Canadá permanecem fechadas até 21 de novembro

A fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá permanecerá fechada para viagens não essenciais até pelo menos 21 de novembro, para conter a pandemia de covid-19, anunciaram hoje as autoridades canadianas.

"Vamos estender as restrições de viagens não essenciais aos Estados Unidos até 21 de novembro. As nossas decisões continuarão a basear-se nas melhores recomendações de saúde pública disponíveis, para manter os canadianos seguros", disse o ministro da Segurança Pública do Canadá, Bill Blair, na sua conta da rede social Twitter.



O encerramento de fronteiras dos Estados Unidos com os seus dois parceiros de livre comércio norte-americano, Canadá e México, foi decidido em março e tem sido prolongado a cada mês, desde essa altura.

Somente o comércio de bens e mercadorias, para além das viagens consideradas essenciais, são permitidas.

"Todos entendem que gostaríamos de um regresso à normalidade. Gostaríamos que a fronteira fosse aberta", disse o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, a uma estação de rádio, pouco antes do anúncio oficial da decisão do Governo.

"Mas não podemos fazer isso a menos que tenhamos certeza de que os canadianos estão seguros. E, neste momento, a situação nos Estados Unidos continua a ser uma preocupação", acrescentou Trudeau.

O prolongamento do encerramento por um mês ocorre no momento em que também o Canadá experimenta um preocupante ressurgimento de casos de covid-19, que já custou quase 10.000 vidas no país, ao mesmo tempo que os Estados Unidos, o país mais afetado do mundo em termos absolutos, se aproximam da marca de 220 mil mortes ligadas a esta doença.

16h48 - Vila Pouca de Aguiar pede para se evitar deslocações e atividades sociais

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar apelou hoje à população para evitar deslocações desnecessárias e atividades sociais, numa altura em que os casos ativos de infeção pelo novo coronavírus aumentaram para os 46.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, mostrou-se preocupado com o aumento de casos ativos neste concelho do distrito de Vila Real.

Segundo os boletins epidemiológicos divulgados pela Unidade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega, entre sábado e domingo o município aumentou dos 25 para os 46 casos ativos.

2A única forma de evitar a contaminação é evitar ao mínimo as deslocações e, sempre que for necessário, fazê-lo cumprindo as medidas de contenção como a utilização da máscara", afirmou o autarca à agência Lusa.

Em comunicado, a autarquia referiu que "há transmissão comunitária no território não se sabendo todas as origens de contaminação nos casos de infeção já registados" e frisou que a "única forma de evitar a contaminação é cumprir o isolamento, mas tal não sendo possível, é de evitar deslocações desnecessárias e atividades sociais".

Alberto Machado afirmou que os "casos de propagação têm-se vindo a desenvolver em ambiente social íntimo, ou seja, dentro do agregado familiar e em momentos sociais como festas de anos ou convívio com amigos".

O autarca associou "uma grande parte dos novos casos" a situações "de mobilidade", como o regresso a casa de universitários e também de emigrantes.

Apontou ainda a "incapacidade clara dos médicos de saúde pública de conseguirem notificar as pessoas que estiveram com os portadores de covid-19 em tempo útil" e disse que o município está disponível para apoiar, com recursos humanos, "para acelerar o processo e evitar novos contágios".

Desafiou também à partilha de "informações com as câmaras", por parte das autoridades de saúde, para que seja possível dar apoio às pessoas que precisam de fazer isolamento e não possuem retaguarda familiar.

Alberto Machado disse que é "fundamental proteger as pessoas mais vulneráveis da comunidade como sejam pessoas idosas ou com doenças crónicas".

Neste sentido, lembrou a campanha de vacinação da gripe comum que está em curso e que decorre nas aldeias para evitar deslocações dos mais velhos.

16h42 - Ministério da Educação quer manter escolas abertas

O ministro da Educação voltou hoje a defender a importância de manter as escolas abertas com ensino presencial, mas reconheceu que essa é uma decisão das autoridades de saúde.

Numa altura em que se assiste a um aumento das medidas restritivas para combate à covid-19 na Europa e que, em Portugal, se começa a equacionar formas de reduzir o aumento de novos casos de infeção, o ministro da Educação voltou a sublinhar a importância do ensino presencial.

"Quem tem de dizer o que tem de continuar aberto na sociedade e o que tem de fechar para travar um aumento putativo deste surto epidemiológico são as autoridades de saúde", sublinhou Tiago Brandão Rodrigues, quando questionado pelos jornalistas sobre a hipótese do encerramento de todos os estabelecimentos de ensino à semelhança do que aconteceu no passado ano letivo.

No entanto, para Tiago Brandão Rodrigues é importante manter o ensino presencial: "Eu, enquanto ministro da Educação, defendo que temos de continuar a trabalhar para que as nossas escolas nunca fechem e continuem abertas".

"Tudo faremos para que o ensino continue a ser presencial", afirmou à margem de uma visita aos estúdios onde decorrem as gravações do "Estudo em casa", a antiga telescola, que começou hoje com uma nova edição, depois de cinco semanas com "aulas" na RTPMemória para consolidar e recuperar matérias do passado ano letivo.

Tiago Brandão Rodrigues recordou a experiência do ano passado que mostrou que "o ensino aprendizagem não acontece tão bem quando [os alunos] estão longe das escolas" e por isso "o ensino presencial tem de continuar a ser uma prioridade".

O ministro considerou que as novas regras de funcionamento das escolas estão a ser cumpridas, sublinhando o empenho da comunidade educativa que "tem sido muito responsável" no cumprimento das regras e orientações emitidas pelo ministério e pela Direção-Geral da Saúde.

"Se o nosso sistema educativo com 1,4 milhões de estudantes fosse uma região, pelos números que temos da DGS, seria a região com menos casos por cem mil habitantes dos últimos 14 dias, mesmo abaixo dos Açores e da Madeira, que conhecemos terem poucos casos".

"É importante manter as nossas crianças e jovens nas escolas" para aprender mas também para "cuidar da sua saúde mental e física".

Tiago Brandão Rodrigues voltou a sublinhar que "nada substituiu o papel do professor presencial" e por isso o "grande objetivo" do ministério que tutela é manter as escolas abertas com ensino presencial.

16h35 - Danilo junta-se a Pelé em campanha de angariação de fundos

O futebolista internacional português Danilo juntou-se hoje a uma campanha de angariação de fundos para o combate à pandemia de covid-19 no Brasil, lançada pela Fundação Pelé.

O jogador do Paris Saint-Germain junta-se a nomes como Kylian Mbappé, Zico, Rivelino, Roger Milla, Nani e Usain Bolt, enviando uma camisola autografada para Pelé, que celebra 80 anos em 23 de outubro.

"É um orgulho enorme participar no #PelegacyJerseyExchange. Parabéns ao Pelé pelos seus 80 anos de vida e à @pelegacy por esta fantástica iniciativa, que pretende ajudar na luta contra a COVID-19. Feliz aniversário, Rei!", afirmou o médio na sua página na rede social Instagram.

As camisolas recebidas pelo 'rei' serão leiloadas no final do ano para recolher fundos para a luta contra a pandemia de covid-19, que já causou mais de 1,1 milhões de mortes em todo o mundo.

16h25 - Áustria limita ajuntamentos privados a um máximo de seis pessoas

A Áustria vai limitar as reuniões privadas a um máximo de seis pessoas dentro de casa e a um máximo de 12 fora de casa a partir do final desta semana, uma medida para ajudar a conter o ressurgimento constante de infeções devido ao novo coronavírus, disse o chanceler Sebastian Kurz esta segunda-feira.

Os casos diários agora ultrapassam regularmente o auge da primeira onda em março, mas a resposta da Áustria desta vez é diferente.

Embora o governo conservador tenha rapidamente introduzido um bloqueio nacional em março, agora quer evitá-lo por medo de prejudicar ainda mais a economia e "irritar" os eleitores.

"Estamos plenamente conscientes, senhoras e senhores, de que essas medidas são impopulares. São impopulares, mas infelizmente são necessárias", disse Kurz numa conferência de imprensa, acrescentando que as infeções têm duplicado a cada três semanas.

As novas regras, que reduzem o limite atual de um mámixo de 10 pessoas em reuniões privadas, entram em vigor na sexta-feira. Serão diferentes para eventos organizados profissionalmente, que terão um limite de 1.500 pessoas ao ar livre e 1.000 dentro de casa, ainda que com várias restrições. Lojas, restaurantes, bares e teatros permanecem abertos.

"As regras de seis e 12 serão de longo alcance", disse Kurz.

"Fundamentalmente, isto aplica-se a todos os lugares. Isso significa que em restaurantes, assim como em aulas de ioga, em aulas de dança, bem como em festas de aniversário, casamentos ou em clubes de membros. Todos os encontros fora do trabalho estão abrangidos", disse acrescentando que há uma exceção para os funerais.

Kurz admitiu ainda que a polícia geralmente não pode verificar as casas ou agir apenas porque determinado número de pessoas estão reunidas, embora esse pareça ser um dos principais locais onde ocorrem as infeções. O chanceler alertou, no entanto, para não se aproveitarem do facto de a polícia não poder verificar.

"Se muitas pessoas na Áustria têm festas em casa e estão satisfeitas com o facto de a polícia não poder intervir, sim, isso funcionará por um certo tempo, mas depois levará ao aumento do número de infeções e à necessidade de medidas ainda mais duras".

16h18 - Subiu para 10 número de infetados no Agrupamento de Escolas de Mogadouro

O número de infetados com o novo coronavírus no Agrupamento de Escolas de Mogadouro (AEM), distrito de Bragança, subiu hoje para 10, após testes a duas turmas do 6º e 12º anos, revelou à Lusa o presidente da câmara.

"Hoje, por informação da Autoridade da Saúde (AS), tive conhecimento de que, após a realização de testes a duas turmas de 6º e 12º ano, num total de 32 alunos, foi detetado um novo caso positivo para o novo coronavírus numa aluna de 6º ano", disse o autarca, Francisco Guimarães.

O diretor do AEM, Silvano Cancela, referiu que 53 alunos estão em "isolamento profilático", seguindo as aulas por via digital.

16h15 - Governo angolano "desagradado" com suspensão de aulas presenciais na Escola Portuguesa de Luanda

O Ministério da Educação de Angola manifestou hoje “surpresa e desagrado” face à decisão tomada pela Escola Portuguesa de Luanda (EPL) de suspender o regresso presencial dos alunos àquela instituição, onde foi detetada uma infeção pelo novo coronavírus.

Num comunicado de imprensa, o Ministério da Educação angolano refere que a decisão tomada pela instituição portuguesa não vincula o órgão governamental angolano, que atestou o cumprimento dos requisitos pedagógicos e de biossegurança na escola.

A Escola Portuguesa de Luanda anunciou num comunicado, divulgado no sábado através da sua página da Internet, que na primeira semana de regresso às aulas presenciais “um elevado número de alunos não compareceu”, revelando “insegurança por parte expressiva dos pais”, apesar de terem sido adotadas todas as medidas de segurança e prevenção, pelo que decidiu regressar ao regime não-presencial a partir de hoje.

Além disso, foi registado um caso positivo de uma aluna da escola.

16h11 - Dirigente palestiniano Saeb Erekat em "estado crítico"

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP), infetado com o novo coronavírus, está em "estado crítico", indicou hoje o hospital de Jerusalém onde Saeb Erekat está internado.

Com 65 anos e sendo uma das personalidades palestinianas mais conhecidas no estrangeiro, Erekat tem fibrose pulmonar e foi submetido a um transplante de pulmão em 2017 nos Estados Unidos. A OLP anunciou a 9 de outubro que tinha sido infetado pelo SARS-CoV-2, descoberto em dezembro na China.

"O Sr. Erekat passou uma noite calma, mas esta manhã o seu estado piorou e é agora considerado crítico", indicou num comunicado o Hospital Hadassah Eib Kerem.

"Devido a dificuldades respiratórias, foi colocado num ventilador e sedado", adiantou.

Tratar Erekat "representa um desafio" devido aos seus problemas pulmonares, segundo o hospital, onde deu entrada no domingo na unidade de cuidados intensivos dos doentes de covid-19 a pedido da Autoridade Palestiniana.

"Chegou em estado grave, necessitando de assistência e de grandes doses de oxigénio", referiu a mesma fonte.

Erekat vive na cidade de Jericó, na Cisjordânia, território ocupado por Israel. Próximo do presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, como era do líder anterior Yasser Arafat, participou como principal negociador nas negociações de paz com Israel, que estão num impasse há anos.

16h03 - Polónio pode chegar aos 20 mil casos por dia na próxima semana, diz ministro

A Polónia pode chegar aos 20 mil novos casos de covid-19 por dia no início da próxima semana se a pandemia continuar a evoluir no ritmo atual, disse o ministro da Saúde, Adam Niedzielski, esta segunda-feira.

Segundo Niedzielski, o governo queria hospitais privados para tratar pacientes covid-19.

A Polônia registou um aumento de novos casos diários e mortes nas últimas semanas, com médicos a denunciar a falta de pessoal, de camas hospitalares e equipamentos.

O governo planeia lançar um hospital temporário num estádio de Varsóvia e em outras regiões do país.

15h49 - Comemorações do Dia da Cidade na Covilhã adiadas por suspeita de foco

As comemorações do dia da cidade da Covilhã, na terça-feira, 20 de outubro, foram adiadas devido à "suspeita" de um foco de covid-19 no edifício dos Paços do Concelho, informou hoje a Câmara Municipal.

"Perante a suspeita de um foco de covid-19 no edifício dos Paços do Concelho e por recomendação das autoridades de saúde, todos os eventos e cerimónias associadas às comemorações dos 150 Anos da elevação da Covilhã a cidade estão adiadas até novas indicações", afirma aquele município do distrito de Castelo Branco, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

De acordo com a informação, "foi ativado o plano de contingência da autarquia e estão já a ser realizadas todas as diligências necessárias, em estreita colaboração com a proteção civil e as autoridades locais de saúde".

15h41 - Reino Unido estuda uso de testes privados para reduzir quarentena

O Reino Unido admite permitir o uso de testes de diagnóstico privados para reduzir a necessidade de quarentena imposta aos viajantes que chegam do estrangeiro devido à pandemia de covid-19, revelou hoje o ministro dos Transportes britânico.

Num discurso intitulado “Para além da crise" durante a conferência "Airlines 2050” sobre o setor da aviação, o ministro Grant Shapps disse que está a ser desenhado em conjunto com as transportadoras um sistema de teste "fornecido pelo setor privado e às custas do passageiro após um período de autoisolamento”.

Os passageiros terão na mesma de ficar em quarentena à chegada ao Reino Unido, mas poderão fazer um teste após uma semana e, se o resultado for negativo, sair da quarentena sem ter de cumprir os 14 dias até agora exigidos.

Este sistema, que não tem uma data prevista para começar a funcionar, está a ser estudado num grupo de trabalho criado na semana passada que Shapps chefia juntamente com o ministro da Saúde, Matt Hancock.

O objetivo é “encontrar soluções que implementem tudo com segurança e eficácia” e facilitar as viagens internacionais, atualmente limitadas devido às restrições impostas por vários países.

"Temos trabalhado intensivamente com especialistas em saúde e com o setor privado de testes sobre os aspetos práticos desse regime”, adiantou Shapps, que identificou como condição não afetar os serviços de saúde e a capacidade de testagem do sistema público.

Além deste sistema, Shapps referiu estar a ser estudado em conjunto com países parceiros a possibilidade de a quarentena poder ocorrer antes da partida, mas o novo presidente executivo da companhia aérea British Airways, Sean Doyle, pediu simplesmente o fim da quarentena e a introdução de testes nos aeroportos.

"Acreditamos que a melhor maneira de dar confiança as pessoas é introduzir um teste confiável e de preço acessível antes de voar. Para o Reino Unido, esta abordagem reduziria a pressão nos sistemas de teste do NHS [serviço de saúde público] no Reino Unido e no policiamento do sistema de quarentena”, argumentou numa intervenção na mesma conferência.

15h34 - Ministra da Saúde diz que é possível inverter agravamento da situação com medidas certas

Os dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge apontam para um agravamento da situação epidemiológica de covid-19, mas a ministra da Saúde defendeu hoje que estes cálculos podem ser invertidos com “medidas eficazes".

"Claro que os cálculos resultam na aplicação de modelos matemáticos que nós podemos inverter se conseguirmos tomar medidas e medidas eficazes. Isso depende de cada um de nós e eu não posso deixar de voltar a fazer essa referência", sublinhou a ministra da Saúde, Marta Temido, no final de uma reunião com o Presidente da República, no Palácio de Belém, que demorou cerca de 90 minutos.

Sobre os assuntos abordados na reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que foram questões de "natureza de avaliação da situação do país" e de outros países e de "informação mais de pormenor sobre a situação epidemiológica".

"No fundo, foi o detalhar de um conjunto de informações e a discussão das hipóteses que se colocam perante a evolução da pandemia, que cenários é que se imagina que venham a suceder", disse a ministra, sem precisar quais são esses cenários.

Recordou que o chefe de Estado tem mantido contactos regulares, também com o Ministério da Saúde, no sentido de avaliar constantemente a evolução da situação pandémica.

"Não é uma realidade nova é algo que se vem mantendo desde há vários meses e semanas concretamente através daquilo que designa como as reuniões do Infarmed", disse a ministra.

Questionada sobre a possibilidade de um recolher obrigatório ou de um novo confinamento, Marta Temido disse que o Governo tem "procurado sempre atuar de acordo com aquilo que é a informação epidemiológica, a sua evolução, e os princípios da proporcionalidade, mas também da precaução em saúde pública".

"Será com base nestas nestes dois eixos que continuaremos a tomar decisões procurando obviamente acompanhar aquilo que é o desejo de todos", afirmou, para se encontrar "um equilíbrio o mais virtuoso possível entre a capacidade" de o país se manter a funcionar como sociedade e os bens que é preciso proteger.

Disse ainda que as medidas de saúde pública são determinadas com uma periodicidade que o Governo tem procurado "sempre garantir" e que são comunicadas na sequência de reuniões do Conselho de Ministros.

"São medidas que não competem ao Ministério da Saúde e, portanto, neste momento o nosso foco é de aplicar as medidas que foram determinadas na última reunião do Conselho de Ministros e aplicá-las adequadamente e garantir o seu cumprimento e continuar a trabalhar em duas vertentes que me parecem muito importante", vincou.

Por um lado, "tentar aliviar a pressão" sobre o SNS", abrindo mais camas de cuidados intensivos e contratar mais pessoas, disse, realçando o início das obras de alargamento das unidades de cuidados intensivos no Hospital Amadora-Sintra e de "outros que estão no mesmo processo".

15h26 - Portugal ultrapassa as cem mil pessoas infetadas

Há agora quase 40 mil casos ativos. Nas últimas 24 horas a Covid-19 causou mais 17 mortes e quase duas mil novas infeções.
Portugal ultrapassou este fim-de-semana a barreira das cem mil pessoas infetadas desde o primeiro caso Covid registado em março pela Direção Geral da Saúde.

15h13 - Lituânia votação para infetados em estações `drive-in`

Os lituanos começaram a votar na segunda volta das eleições nacionais, com alguns deles a deslocarem-se de carro para as estações especiais de voto `drive-in`, enquanto o país atravessa um surto de covid-19.

Os eleitores chegam sozinhos nos seus veículos, usam máscara e colocam os seus votos nas urnas, com quatro estações `drive-in` na Lituânia, que apenas podem ser usadas por quem está em isolamento e numa lista oficial até quinta-feira, enquanto todos os restantes eleitores podem votar na segunda volta no dia 25 de outubro.

O partido conservador da oposição, União da Pátria, conquistou a vitória na primeira volta das eleições, a 11 de outubro, enquanto a União de Fazendeiros e Verdes, que forma a espinha dorsal da atual coligação governadora, ficou em segundo lugar.

Até agora, a Lituânia registou 7.726 casos de covid-19 e 113 mortes.

15h03 - Três novos casos nos Açores incluindo criança de 5 anos

As 557 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas diagnosticaram três casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel e uma recuperação na ilha Terceira.

A informação é avançada hoje no boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, indicando que um dos casos positivos se refere a uma criança de 5 anos.

"No âmbito da investigação epidemiológica de um caso positivo reportado no domingo, foram diagnosticados um indivíduo do sexo masculino, de 5 anos de idade, e um indivíduo do sexo feminino, de 67 anos, residentes na região, correspondentes a contactos de alto risco", lê-se no comunicado.

A Autoridade de Saúde dos Açores adianta que a criança "frequenta um estabelecimento de educação pré-escolar, tendo sido identificado um grupo de contactos próximos, constituído por funcionários e alunos, que se encontram em isolamento profilático e em investigação laboratorial".

Mantém-se em curso a investigação epidemiológica e a testagem de contactos próximos deste caso.

Nas últimas 24 horas foi ainda diagnosticada uma mulher de 57 anos, "residente na região, proveniente de ligação aérea com o território continental português, que realizou teste prévio ao embarque com resultado negativo e cujo teste efetuado após o sexto dia produziu resultado positivo".

Há ainda a registar a recuperação de um homem de 53 anos, elevando para 223 os casos recuperados no arquipélago.

Até ao momento, foram detetados na região 354 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Há atualmente 66 casos positivos ativos, dos quais 42 em São Miguel, 11 na Terceira, um na Graciosa, quatro no Pico, cinco no Faial, dois em Santa Maria e um na ilha das Flores.

Desde o começo da pandemia morreram 16 pessoas na região com covid-19, todas em São Miguel.

14h52 - Telescola está de volta

Começaram hoje a ser emitidas as primeiras aulas da 2ª temporada do Estudo em Casa, na RTP Memória. Com novos estúdios e cenários o objetivo é disponibilizar aos alunos e professores um complemento à aprendizagem.


14h46 - Vila Real alerta universitários e condiciona acesso a cemitérios

A Câmara de Vila Real vai lançar uma campanha de sensibilização juntos dos estudantes universitários, condicionar o acesso aos cemitérios e apoiar a vacina da gripe neste concelho que regista 132 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus.

“A prevenção e o comportamento individual responsável são as únicas armas que possuímos contra este flagelo”, afirmou hoje o presidente da autarquia, Rui Santos.

O concelho registava no domingo 132 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, mais cerca de 50 do que há uma semana, e tinha 322 pessoas em isolamento.

O autarca disse que vai ser “desencadeada uma campanha de sensibilização junto dos estudantes para que mantenham as distâncias, evitem aglomerados e usem máscara”.

14h33 - Guiné-Bissau regista 14 novos casos para total de 2.403

A Guiné-Bissau registou na última semana 14 novos casos positivos para o novo coronavírus, num total de 2.403 infetados, e manteve o número de mortos em 41, referem os dados hoje divulgados pelo Alto-Comissariado para a Covid-19.

Segundo os dados do Alto-Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau, na sua página oficial na internet, na semana entre 12 e 17 de outubro foram registados 14 novos casos e 36 recuperados da doença covid-19.

Os dados indicam que há 538 casos ativos no país e um total de 1.818 recuperados.

O total de casos confirmados desde o início da pandemia é de 2.403.

O Alto-Comissariado para a Covid-18 manteve o número de vítimas mortais em 41, não tendo registado qualquer óbito devido à doença na semana passada, quando foram realizados 1.214 testes, 730 dos quais a viajantes.

14h25 – Visitas nos lares de idosos dependem das condições das instituições

Quanto às visitas nos lares, Graça Freitas explicou que a possibilidade de haver mais do que uma visita por semana aos idosos depende das condições de cada instituição.

Além disso, continua a ser permitido apenas uma pessoa por visita e a garantir-se a distância física e a segurança dos residentes.

No entanto, se houver surtos na instituição, deixam de ser permitidas quaisquer visitas. E, consoante o contexto da comunidade em que cada lar está inserido, as autoridades de saúde podem avaliar se se mantém ou suspendem as visitas.

O objetivo é “tentar integrar as pessoas” mas sempre com segurança.

14h24 – Autoridades estão a sensibilizar alunos do ensino superior

Sobre o aumento de casos em pessoas entre os 20 e os 29, a diretora-geral afirmou que este é um “dos grupos etários com maior proporção de casos”, representando 18 por cento. No entanto, está muito próximo de outros grupos etários – como dos 30 aos 39 (16 por cento) ou dos 40 aos 49 (com 17 por cento).

Graça Freitas lembrou ainda que foi lançada uma campanha a promover medidas que são “transversais a toda a sociedade” e que as autoridades estão a fazer “um esforço junto dos estabelecimentos de ensino superior para sensibilizar a faixa dos alunos”, uma vez que têm sido identificados surtos neste contextos.

14h22 – DGS está a acompanhar estudos sobre Remdesivir

Quanto ao medicamento Remdesivir, Graça Freitas disse que tanto a DGS como o Infarmed estão a “acompanhar os estudos que existem” e a avaliação da Organização Mundial de Saúde e da Agência Europeia do Medicamento.

14h21 – Não foi identificada “relação” entre abertura das escolas e aumento de casos

Questionada sobre se o aumento de casos está relacionado com a abertura das aulas, Graça Freitas disse que “não se encontrou nenhuma relação”.

“Primeiro, porque o número de casos nas escolas é relativamente limitado, sendo muitas vezes casos isolados”, afirmou, acrescentando que se pensa que “a maior parte das vezes foram contraídos na comunidade e não ao contrário”.

“Continuamos a ter um padrão de transmissão que é eminentemente familiar e social. E, portanto, não temos evidências de que as escolas tenham contribuído para o aumento de casos”.

14h19 – “Há uma grande transmissão comunitárias do vírus”, diz DGS

Sobre o aumento de novos casos na semana passada, Graça Freitas começou por relembrar que há um aumento “da proporção de novos casos entre os 50 e os 69 anos”.

“Apesar de tudo, a maior parte dos casos acontecem em faixas etárias jovens”, mas também “há um aumento da proporção nos mais velhos”. Segundo a diretora-geral da Saúde, “isto faz todo o sentido porque há uma grande transmissão comunitária do vírus” e que “pode levar ao aumento de casos em todas as faixas etárias”.

Quanto às cadeias de transmissão, Graça Freitas afirmou que os dados indicam que “foi possível em 59 por cento dos casos identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou fosse um caso positivo”.

Além disso, a diretora-geral afirmou que há vários meses que, “sistematicamente, o número de dias entre a data de início dos sintomas e o diagnóstico é da ordem dos três dias”. O que, segundo Graça Freitas, “é muito bom” porque as pessoas “não andam durante um longo período a infetar outras”.

14h15 - Não é obrigatório que venhamos a estar em confinamento

O secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, explicou, quando confrontado com uma decisão do País de Gales de decidir um confinamento de duas semanas, sublinhou que cada país tem a sua estratégia. “Tomaremos medidas graduais, com a normalidade possível. Não teremos garantidamente que ficar confinados se conseguirmos manter o distanciamento social e o nosso comportamento de acordo com o que são as directivas da DGS”.

António Lacerda Sales sublinhou que esta é uma “ética que deve ser cumprida no meio laboral e no meio familiar”, concluindo que “não podemos baixar a guarda”.

14h11 – Evolução clínica “é mais relevante do que a evolução laboratorial” para decidir alta clínica

Questionada sobre um doente poder ter alta aos 10 dias sem ter realizado novo teste, Graça Freitas afirmou que é uma questão que “surge com a evolução do conhecimento científico”.

“Apesar de alguns graus de incerteza, hoje sabemos muito mais sobre a dinâmica do vírus, sobre a replicação do vírus e sobre como o vírus se escreta, como é que o vírus sai de uma pessoa para outra”, começou por explicar a diretora-geral da Saúde.

“E também sabíamos já que pessoas que contraiam a doença, mesmo já não tendo sintomas, podiam ter ainda teste positivo e, como já sabemos há umas semanas, que isso se devia a partículas virais que ficaram no trato respiratório superior mas que não tinham capacidade de infetar outras pessoas”.

Graça Freitas disse ainda que, de acordo com os vários estudos e as várias organizações mundiais a estudar a evolução da covid-19, a conclusão geral é que “a evolução clínica é mais relevante do que a evolução laboratorial para determinar se um individuo se mantém ou não infeccioso”.

Por isso, se as pessoas que tenham tido doença ligeira ou assintomática e que ao décimo dia não tenham febre nem agravamento de nenhum sintoma, “considera-se que não estão a infetar outras”.

“É ao médico assistente que compete decidir que aquela pessoa tem alta (clínica)”, afirmou Graça Freitas. E a essa alta clínica “corresponde o fim do isolamento em que aquela pessoa se encontrava”.

14h09 - Vacinação por tranches

O secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, explicou que o objectivo, no que respeita à gripe sazonal, não é vacinar toda a gente ao mesmo tempo, antes organizar o processo em tranches. Lacerda Sales deixou a garantia de que “será vacinada toda a gente”, explicando ainda que “foram disponibilizadas 10 mil doses para farmacêuticos de farmácias comunitárias nesta primeira semana”.

“Estamos em crer que o processo decorrerá bem e será um êxito”, concluiu.

14h04 - Entram ao serviço novos rastreadores de contactos

“A cooperar com as entidades de saúde públicas, esta semana começarão a trabalhar no Norte e Centro 37 novos rastreadores de contactos”, anunciou o secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales.

“O Serviço Nacional de Saúde, apesar das dificuldades e sobrecarga que este momento representa, está preparado para dar respostas. Já fizemos mais de três milhões de testes à covid-19 em Portugal. Temos 798 camas em unidades de cuidados intensivos, das quais 250 dedicadas à covid, com uma ocupação de 66%, ou seja, 165 doentes covid”, acrescentou António Lacerda Sales, fazendo ainda saber que “a reserva de equipamentos de proteção individual é de 29 milhões de artigos”.

Sobre a época da gripe que se está a instalar, o secretário de Estado Adjunto da Saúde, referiu que “começa hoje a segunda fase de vacinação contra a gripe sazonal, pessoas com mais de 65 anos e doentes crónicos. Na primeira fase foram administradas 225 mil vacinas em estruturas residenciais para idosos e outras respostas sociais e mais de 30% dos profissionais de saúde. A vacinação para estes grupos continua para estes até ao fim do ano”.

“Adquirimos dois milhões de vacinas, mais 345 do que no ano passado. Os pontos de vacinação foram diversificados: haverá 200 mil vacinas do SNS para farmácias comunitárias de todo o país, apesar de a maior parte ser administrada nos centros de saúde”, explicou o governante.

13h58 - Bélgica à beira de "tsunami" com aumento galopante de casos

A Bélgica continua a registar um aumento galopante de casos positivos de covid-19 e o ministro da Saúde belga admite que a situação pode ficar fora de controlo, advertindo para o risco de um "tsunami", designadamente em Bruxelas.

No dia em que entraram em vigor as novas medidas restritivas decretadas, na passada sexta-feira, pelo Governo -- como o encerramento de bares, cafés e restaurante durante um mês e um recolher obrigatório entre a meia-noite e 5h00 -, as autoridades sanitárias belgas indicam que nas últimas duas semanas se registou uma taxa de incidência de 747 casos confirmados de infeção por 100 mil habitantes, o que representa uma subida de 221% face aos 14 dias anteriores.

Ainda sem dados consolidados do fim de semana, o boletim atualizado diariamente pelas autoridades sanitárias belgas revela que entre 9 e 15 de outubro se registaram mais de 55 mil novos casos de infeção, o que representa uma média de perto de oito mil casos por dia e um aumento de 79% face aos sete dias anteriores.

Em termos de óbitos, a Bélgica já atingiu as 10.413 mortes por covid-19, sendo que, entre 09 e 15 de outubro, morreram em média 30 pessoas por dia, o que representa um aumento de 89% face aos sete dias anteriores.

13h53 - Portugal com mais 1949 casos e 17 mortos

O boletim epidemiológico desta segunda-feira confirma 1949 novos casos de Covid-17 mortos e 966 recuperados. 

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza agora 101.860 casos confirmados, 2.198 óbitos e 59. 966 recuperados. Há 39. 696 casos ativos, mais 966 do que no dia anterior.

O Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (987 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (749), a região centro (133), Alentejo (35) e Algarve (32). A Madeira registou também seis novos casos e os Açores sete.

Do total de óbitos, três foram registados em Lisboa e Vale do Tejo, 12 no norte do país e dois na região centro.

Há mais 88 doentes internados e mais dez nos cuidados intensivos. No total, Portugal tem 1174 doentes com Covid-19 internados, dos quais 165 em unidades de cuidados intensivos.


13h50 - Pelo menos 1,114 milhões de mortos em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.114.836 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

Mais de 40.064.580 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

Até hoje, pelo menos 27.549.400 pessoas foram consideradas curadas de covid-19, acrescenta a agência francesa, sublinhando que os números oficiais refletem apenas parte do número real de contaminações no mundo.

Alguns países só testam os casos graves, outros utilizam os testes sobretudo para rastreamento e muitos países pobres dispõem de capacidades limitadas de testagem.

No domingo, registaram-se 4.198 mortes e 323.553 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência.

Os países que registaram mais mortes nesse dia foram a Índia (579), os Estados Unidos (509) e o Irão (337).

13h40 - Infetados seis utentes e um funcionário em lar de Belmonte

Seis utentes e um funcionário do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, estão infetados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, informou em comunicado a instituição.

Em comunicado publicado na sua página oficial do Facebook, a Santa Casa da Misericórdia de Belmonte especifica que os utentes que testaram positivo "se encontram estáveis" e que já foram tomadas as medidas de isolamento para esses utentes, que ficam numa ala do edifício que passou a estar apenas dedicada à Covid-19.

Ressalvando-se que as medidas estão a ser tomadas em articulação com as autoridades de saúde regionais, é igualmente referido que os utentes que tiveram resultados negativos irão ser avaliados esta segunda-feira pela médica da instituição.

"Proceder-se-á ainda à higienização e desinfeção deste equipamento, de forma a evitar a propagação vírus. Os familiares dos utentes que testaram positivo à covid-19 foram já contactados pela instituição", acrescenta a informação assinada pelo provedor da Misericórdia de Belmonte, José Figueiredo.

O responsável também apela "à calma e serenidade dos utentes e seus familiares" e garante que serão prestados "todos os esclarecimentos" necessários.

Reiterando que "será feito tudo o que for necessário para minimizar e combater" a situação, José Figueiredo também refere que os funcionários vão, "no decorrer desta semana", ser sujeitos a novos testes para despiste da doença.

13h32 - País de Gales decreta duas semanas de confinamento

O País de Gales vai entrar num confinamento temporário de cerca de duas semanas, de 23 de outubro até 9 de novembro, para tentar “retomar o controlo” da pandemia covid-19, anunciou hoje o chefe do governo autónomo, Mark Drakeford.

Durante este período, vai ser pedido às pessoas para permanecerem em casa, podendo sair para fazer exercício, e o comércio não essencial, incluindo o setor da restauração ou cabeleireiros, vai ser encerrado.

Após a primeira semana de confinamento, a qual coincide com férias intercalares, as escolas primárias e universidades vão reabrir, mas escolas secundárias só vão funcionar parcialmente.

Drakeford disse que “o vírus está a espalhar-se rapidamente por todo o País de Gales” e que, se não forem tomadas medidas imediatamente, “existe um risco muito real de o NHS [serviço de saúde púbico] ficar sobrecarregado”.

Os dados mais recentes, divulgados no domingo, davam conta de 950 novas infeções e três mortes no espaço de 24 horas, tendo morrido até agora 1.711 na região britânica de cerca de 3,2 milhões de habitantes.

13h25 - Marcelo quer encontrar consenso para lidar com a pandemia

Ao longos das próximas semanas, o Presidente da República tem dezenas de encontros marcados. Depois disso, decide se o país deve ou não adotar medidas mais restritivas.
A primeira reunião decorreu com a ministra da Saúde, depois de o Chefe de Estado ter ido tomar a vacina contra a gripe.

13h16 - Irão regista 337 óbitos em 24 horas

O Irão registou 337 mortes relacionadas com o novo coronavírus, um recorde diário.

O país regista oficialmente 30712 óbitos, desde o anúncio a 19 de fevereiros das primeiras vítimas mortais.

Foram ainda reportados mais 4251 casos de infeção, o que eleva o total para 534.631.

Para tentar travar a pandemia, as autoridades iranianas isolaram parcialmente cinco das maiores cidades do país- incluindo a capital Teerão – por três dias.

13h09 - Vinhais retoma transporte flexível em 65 aldeias

A população do concelho de Vinhais, no distrito de Bragança, vai voltar a ter a partir de 02 de novembro o serviço de transporte flexível, suspenso desde março devido à pandemia de covid-19, informou hoje o município.

A Câmara Municipal assegura, desde 2017, este serviço para colmatar a falta de resposta da rede de transportes públicos de passageiros e vai agora alargar a oferta a mais aldeias, num total de 65.

12h59 - Ordem dos Advogados denuncia "violação grave" de Direitos Humanos

A Ordem dos Advogados considera existirem "indícios de violação grave dos Direitos Humanos e dos direitos de liberdade e garantias consagrados na Constituição" durante o surto de Covid-19 ocorrido no lar de Reguengos de Monsaraz.

Em comunicado, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados afirma ter concluído que se registou "também a violação do direito constitucional dos consumidores".

A CDHOA terminou as averiguações e elaborou os relatórios finais referentes aos surtos de Covid-19 no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), em Reguengos de Monsaraz, e do Lar do Comércio, em Matosinhos (distrito do Porto), onde também registou indícios de violação de Direitos Humanos.

O surto em Reguengos de Monsaraz foi identificado a 18 de junho, tendo provocado 162 casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

A maior parte dos casos de infeção aconteceu no lar da FMIVPS, envolvendo 80 utentes e 26 profissionais, mas também 56 pessoas da comunidade foram atingidas, tendo morrido 18 pessoas - 16 utentes e uma funcionária do lar e um homem da comunidade.

12h57 - Centro Escolar de Gonçalo fecha

O Centro Escolar de Gonçalo, na Guarda, suspendeu esta segunda-feira as atividades letivas, depois de duas funcionárias da Componente de Apoio à Família terem sido diagnosticadas com o novo coronavírus.

"Hoje e amanhã [terça-feira] não há aulas" no Centro Escolar de Gonçalo, que acolhe 38 alunos, adiantou o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, em declarações à Lusa.

12h37 - Secundária de Amarante com dez casos positivos

Dez dos alunos da Secundária de Amarante testaram positivo para o novo coronavírus, encontrando-se atualmente duas turmas em isolamento profilático, adianta a direção daquele estabelecimento escolar.

De acordo com uma mensagem de correio eletrónico remetida à comunidade escolar, citada pela agência Lusa, as duas turmas em confinamento por determinação das autoridades de saúde são dos 11.º e 12.º anos.

A direção confirmou ter enviado na semana passada estas informações aos alunos e à associação de pais, sem mais detalhes.

Foram igualmente sinalizados casos de Covid-19 entre alunos dos 10.º e sétimo anos, que se encontram a cumprir isolamento profilático.

12h25 - Ministro da Saúde da África do Sul infetado

O ministro da Saúde da África do Sul, o país do continente africano com mais casos de Covid-19, revelou que testou positivo para o novo coronavírus e que está de quarentena.

12h10 - Infetadas sete pessoas em lar de São Brás de Alportel

Cinco utentes e dois funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel estão infetados com o novo coronavírus, segundo o município.

Em comunicado, a autarquia adianta que as pessoas com teste positivo se encontram "bem" e que todos os restantes utentes e funcionários já foram testados, tendo os resultados dos testes sido "todos negativos".

Os cuidados de saúde estão a ser assegurados pelos profissionais de saúde da Santa Casa da Misericórdia, em articulação com os serviços locais, lê-se na nota do município, no distrito de Faro.

"A delegada de Saúde local está desde o primeiro momento a intervir nesta situação, num incansável trabalho, em articulação com as entidades locais e regionais", acrescenta.

No Algarve, existem ainda dois focos em lares de idosos, nos concelhos de Tavira e de Alcoutim, que estão a preocupar as autoridades.

12h03 - Marcelo recebe a vacina da gripe para "dar o exemplo"

O Presidente da República recebeu esta manhã a vacina da gripe. Acompanhado pela ministra da Saúde, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que quis que este momento fosse público para dar o exemplo.

Não são imagens muito habituais. Um Presidente da República, de tronco nu, a ser vacinado para a gripe na fase do grupo de risco.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o fez para chamar a atenção para o facto de que é fundamental este movimento.
O Presidente da República confirmou ainda que a ministra da Saúde o "esclareceu" que haverá vacinas em número suficiente para todos aqueles que queiram vacinar-se. "Até à primeira semana de dezembro, progressivamente, todos os que se queriam vacinar serão vacinados", disse Marcelo.

"Os portugueses percebem como é importante participar e prevenir também aqui", acrescentou.

Questionado sobre os encontros que terá a partir de hoje com várias pessoas e instituições sobre a situação da epidemia em Portugal, o Presidente da República afirmou que os quer ouvir para saber como "vêem o momento que o país vive". "Todos temos a noção que estamos no mesmo barco", continuou, "não há uns que ganham e outros que perdem".

O primeiro encontro será com a ministra da Saúde.

11h50 - União Europeia registou 168 mil mortes suplementares entre março e junho

Nas semanas 10 a 26 de 2020 (março a junho), na primeira vaga de covid-19, registaram-se mais 168 mil mortes na UE do que na média dos quatro anos entre 2016 e 2019, divulga hoje o Eurostat.

O gabinete estatístico da União Europeia (UE) salienta, no boletim, não fazer distinção entre causas de morte, mas defende que os dados podem ser úteis para avaliar os efeitos da pandemia de covid-19 sobre a população, e nota que a média exclui da Irlanda, país para o qual não há dados disponíveis.

O pico de 36.000 mortes adicionais em comparação com a média de quatro anos foi registado durante a semana 14 (final de março - início de abril), sendo que a partir da semana 19 (início de maio), foram assinaladas menos de 5.000 mortes adicionais por semana em comparação com a média de quatro anos.

Na semana 25 (pouco depois de meados de junho), registaram-se menos 2.200 mortes em 2020 do que na média entre 2016 e 2019.

Entre os 26 Estados-membros para os quais há dados disponíveis, o maior número de mortes suplementares nas semanas 10 a 26 deste ano, em relação ao período de comparação, registou-se em Espanha (48 mil), seguindo-se Itália (46 mil), França (30 mil), Alemanha e Holanda (cerca de 10 mil cada).

Os restantes 21 Estados-membros assinalaram um total de 25 mil mortes suplementares durante o mesmo período.

Em Portugal, houve 1.863 mortes suplementares entre as semanas 10 e 26 do ano do que no período de referência.

11h43 - Suíça com 8737 novos casos durante o fim de semana

As autoridades suíças reportaram mais 8737 novos casos de infeção durante o fim de semana, o que elevou o número total para 83.159.

A Suíça anunciou ontem medidas mais restritivas para combater a segunda vaga da pandemia, incluindo a obrigatoriedade da máscara.

11h37 - Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver “testes rápidos e de baixo custo” para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

O projeto TecniCov, que “obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência Nacional de Inovação”, propõe-se desenvolver “testes inovadores, rápidos e de baixo custo, para monitorizar os anticorpos para a covid-19, no soro ou na saliva”, afirma a UC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Liderado por Goreti Sales, da UC, o projeto vai ser desenvolvido em parceria com equipas da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto Superior de Engenharia do Porto e da empresa INOVA+, coordenadas, respetivamente, por Elvira Fortunato, Felismina Moreira e Raquel Sousa.

“Neste momento da pandemia, importa monitorizar com maior rapidez e menor custo os anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, mas a eficácia deste processo depende da fase da doença em que cada indivíduo se encontra e do objetivo clínico dessa monitorização, que pode ser um simples rastreio ou uma quantificação rigorosa”, explica, citada pela UC, Goreti Sales.

11h27 - Eslovénia em estado de emergência

O Governo esloveno declarou o estado de emergência em todo o país durante 30 dias. Vai ser ainda imposto um recolher obrigatório a partir das 21h e até às 6h da manha.

O número de pessoas presentes em reuniões passa de dez para seis.

A Eslovénia reportou hoje mais 726 casos de infeção e mais quatro óbitos.

O país regista agora 13.142 infetados e 188 mortos.

11h18 - Casa de Repouso de Macedo de Cavaleiros com 12 casos de infeção

O lar de idosos privado Casa de Repouso Afonso, em Macedo de Cavaleiros, tem 12 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, a maior parte dos quais sem sintomas da doença covid-19, informou hoje a direção.

A diretora-técnica, Marta Teixeira, concretizou à Lusa que já foram feitos testes a todos os residentes e colaboradores e os resultados revelaram "10 casos positivos entre os utentes e dois funcionários com a infeção", num universo de "40 idosos e 20 funcionários".

"Nenhum idoso está hospitalizado, a maioria dos infetados está assintomática e alguns têm sintomas como tosse", descreveu a diretora-técnica, acrescentando que todos os idosos se mantêm na instituição.

Segundo disse, o lar criou duas alas, uma para os positivos e outra para os negativos, no caso dos utentes, e em relação aos funcionários, os dois positivos estão em isolamento profilático e os que estão ao serviço estão a funcionar no regime de equipas espelho.

A responsável indicou ainda que "a situação está estável" e a ser orientada pelas diferentes entidades relacionadas com o processo como a Câmara Municipal, Segurança Social, Proteção Civil e Saúde Pública.

11h10 - Recolher obrigatório na Tunísia

Com o aumento dos casos de infeção a aumentar, o Presidente tunisino ordenou o recolher obrigatórios em todas as regiões do país.

A Tunísia regista mais de 40 mil casos de infeção.

11h00 - Filas em Sete Rios no início da segunda fase da vacinação contra a gripe

Começou esta segunda-feira a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe. A reportagem da RTP esteve no Centro de Saúde de Sete Rios, onde ouviu os utentes que ali se encontravam, na fila, para receberem a vacina.
A segunda fase abrange a população com idade igual ou superior a 65 anos.

10h48 - Brigada estudantil denuncia falta de condições de alunos infetados

A Brigada Estudantil denunciou hoje a falta de condições nas residências do serviço de ação social da Universidade de Lisboa onde vivem estudantes infetados com o vírus SARS-COV 2 e exigiu uma resposta que salvaguarde a sua saúde.

Para denunciar a situação, a Brigada Estudantil, "um grupo de coletivos de estudantes que procura trazer para as ruas, para os movimentos e para as lutas uma visão coesa e determinada do movimento estudantil", vai estar hoje às 17:00 na Cantina Velha, nos serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa.

Em declarações à agência Lusa Andreia Galvão, membro da Brigada Estudantil, contou que o grupo tem recebido vários testemunhos de alunos que estão em residências e que alertaram para a forma como estão a ser tratados pela administração dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SAS-UL), especialmente de alunos infetados.

"Os estudantes relatam-nos que quando começaram o seu confinamento foram encaminhados para Pousadas da Juventude e que estas não têm condições para os albergar. Muitos dizem que os quartos são partilhados com outros estudantes infetados, que são muito pequenos e sem condições para poderem prosseguir os seus estudos com normalidade", disse.

Os estudantes, segundo Andreia Galvão, têm também denunciado, além das fracas condições de habitabilidade, que não lhes são disponibilizadas condições materiais para assistirem às aulas "com a maior normalidade possível".

10h35 - Pandemia poderá reverter progressos nas políticas de migração e integração

A pandemia de covid-19, e o respetivo impacto económico-social, poderá reverter e dificultar progressos nas políticas de migração e de integração laboral dos imigrantes, alertou hoje a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

O alerta é feito na edição de 2020 do relatório "International Migration Outlook", que analisa os desenvolvimentos recentes nos movimentos e políticas de migração nos países da OCDE e em algumas economias não pertencentes à organização internacional.

O documento também examina a evolução da situação laboral dos imigrantes nos países da OCDE, organização da qual Portugal faz parte desde a fundação (1961).

10h26 - Reuniões em espaços fechados limitadas a seis pessoas na Áustria

As autoridades austríacas vão limitar as reuniões em espaços fechados a um máximo de seis pessoas e 12 ao ar livre.

10h20 - Alemanha regista 4.325 novas infeções nas últimas 24 horas

A Alemanha registou 4.325 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número muito abaixo do recorde de sábado (7.830), porque nem todos os Estados federados comunicam os seus dados no fim de semana.

Ainda assim, o número de hoje é notavelmente superior aos 2.467 casos registados na segunda-feira da semana passada.

Segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia, o número total de casos positivos desde o anúncio do primeiro contágio no país, no final de janeiro, é de 366.299, com 9.789 óbitos, mais doze nas últimas 24 horas.

Cerca de 294.800 pessoas já superaram a doença, colocando os casos ativos em torno de 62.700.

10h12 - África com mais 179 mortes e 8032 infetados nas últimas 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 179 mortes devido à Covid-19, para um total de 39.738, havendo 1.644.780 infetados, mais 8.032, segundo os últimos dados relativos à pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas o número de recuperados nos 55 Estados-membros da organização foi de 9.040, para um total de 1.356.239 desde o início da pandemia.

De acordo com o África CDC, a África Austral continua a registar o maior número de casos de infeção e de mortos, com 19.860 vítimas mortais e 775.958 infetados.

Só na África do Sul, o país mais afetado do continente, estão registados 703.793 casos e 18.471 mortes.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem 430.222 pessoas infetadas e 12.410 mortos e a África Oriental contabiliza agora 194.277 casos de infeção e regista 3.642 vítimas mortais.

Na região da África Ocidental, o número de infeções é de 185.038, com 2.701 vítimas mortais, e na África Central há 59.285 casos e 1.125 óbitos.

10h04 - Um terço dos portugueses espera diminuição de rendimentos em seis meses

Cerca de um terço dos portugueses (31%) "espera uma diminuição de rendimentos nos próximos seis meses", com 74% a admitir cortes em gastos no Natal, segundo estudo do Oney Bank.

O estudo, realizado pela OpinionWay em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha concluiu que "um em cada quatro consumidores europeus acredita que a crise de saúde pública afetará os seus rendimentos".

No caso de Portugal, cerca de 31% dos entrevistados "espera uma diminuição de rendimentos nos próximos seis meses", com 14% dos portugueses inquiridos acima dos 35 anos a mostrar-se "mais otimista do que os restantes", com a expetativa de "que os seus rendimentos aumentem antes do fim de 2020".

"No caso dos bens não essenciais, se os rendimentos diminuírem nos próximos seis meses, 74% dos portugueses referem que a primeira despesa a cortar será no orçamento para a época natalícia, seguida dos produtos de eletrónica (71%) e das despesas com mobiliário ou decoração (70%)", segundo o mesmo estudo.

Devido à crise 54% dos consumidores portugueses "não têm intenção de aumentar os seus gastos", lê-se no documento.

9h50 - Filipinas com mais 2638 infetados e 24 óbitos

As Filipinas reportaram mais 2638 casos de infeção por Covid-19 e mais 26 mortes.

O total de casos confirmados é agora de 359.196 infetados e 6675 mortes. Desde o início da pandemia, já recuperam da doença 310.303 pessoas.

9h35 - Idosos em lares podem receber mais do que uma visita por semana

Os idosos que estão nos lares podem receber mais do que uma visita por semana, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), que deixa nas mãos das autoridades de saúde locais a possibilidade de voltar a suspendê-las.

Numa informação divulgada no seu site e que atualiza a que tinha sido publicada em maio, quando as visitas aos lares foram retomadas, a DGS diz que, "de acordo com as condições técnicas das estruturas ou unidades, as visitas devem realizar-se pelo menos uma vez por semana", mas alerta que cada autoridade de saúde local poder suspender ou restringir as visitas, de acordo com o evoluir da situação epidemiológica.

"Mediante a situação epidemiológica local e na estrutura ou unidade (incluindo situações de surto) pode ser determinada, pela autoridade de saúde local, a restrição ou suspensão de visitas, por tempo limitado", informa.

As visitas aos lares estiveram suspensas em todo o país entre 13 março e o dia 18 de maio, quando foram retomadas em todas as unidades, mas, numa fase inicial, apenas uma por utente e só uma vez por semana.

9h24 - Rússia com 15.982 casos em 24 horas, um novo recorde diário

A Rússia confirmou mais 15.982 casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, dos quais 5736 em Moscovo, o que eleva o número total para 1.415.316.

Foram ainda reportados mais 179 óbitos, o que eleva o número para 24.366.

9h16 - Primeira-ministra finlandesa com teste negativo

Deu negativo o teste à primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, que na passada sexta-feira abandonou a Cimeira Europeia que decorria em Bruxelas.

“A primeira-ministra vai continuar em isolamento e vai ser hoje novamente testada”, anunciou seu o gabinete.

A quarentena voluntária de Marin termina se o segundo teste for negativo.

9h07 - Mais de 2,5 milhões de infeções na última semana

Desde o início da pandemia já forem reportados 40.000.234 casos de infeção por SARS-CoV-2, dos quais mais de 2,5 nos últimos sete dias. O número mais alto de sempre.

O aumento de infeções pode ser explicado pelo aumento acentuado no número de testes realizados em vários países. No entanto, uma grande proporção de casos menos graves ou assintomáticos provavelmente permanecem não detetados.

8h56 - Polícia de Madrid multa 41 jovens que participavam em festa rave

Em Madrid, a polícia interferiu, na manhã de domingo, numa festa rave onde estavam 200 pessoas. 41 jovens foram multados por desrespeitarem as normas sanitárias.

8h46 - País de Gales e Manchester com restrições mais severas

O País de Gales e Manchester, a terceira maior cidade do país, apresentam hoje novas restrições para tentar travar a pandemia.

Ontem, o Reino Unido registou 16.982 casos de infeção.

8h33 - Polónia vai abrir hospital temporário no estádio de Varsóvia

Numa altura em que enfrenta um novo aumento de casos, o Governo polaco decidiu criar um hospital temporário no estádio de Varsóvia.

O hospital, que vai ficar instalado nas salas de conferências, vai ter camas para 500 pacientes, com uma opção de extensão até mil.

As primeiras camas devem ficar disponíveis ainda esta semana.

8h21 - China regista 13 novos casos importados, o mesmo número do dia anterior

A Comissão de Saúde da China informou hoje que o país diagnosticou 13 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, o mesmo número do dia anterior, todos oriundos do exterior.

Os 13 casos 'importados' registados nas últimas 24 horas foram diagnosticados em Xangai, Cantão, Shaanxi, Tianjin e Shanxi.

O surto detetado em 11 de outubro, na cidade portuária de Qingdao, não contribuiu com nenhum novo caso de contágio local pelo quarto dia consecutivo.

As autoridades disseram que, nas últimas 24 horas, 16 pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas no país asiático se fixou em 249, entre os quais quatro em estado grave.

O surto no Hospital de Doenças Pulmonares da cidade de Qingdao pôs fim a quase dois meses sem infeções locais no país asiático.

Qingdao somou um total de 13 casos confirmados e um assintomático, procedente do Reino Unido, e que está a cumprir quarentena.

8h11 - Índia com mais 579 mortos, menor número diário de óbitos em três meses

A Índia registou 579 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, o menor número diário de óbitos em três meses, elevando o total de vítimas fatais para 114.610, informaram hoje as autoridades de saúde.

O Ministério da Saúde indiano também contabilizou 55.722 novos casos de infeção por coronavírus, com a Índia a superar os 7,5 milhões de contágios desde o início da pandemia, mantendo-se como o segundo país no mundo mais afetado, atrás dos Estados Unidos.

8h00 - Mais de metade das organizações sociais continua a registar quebras nas receitas

Mais de metade (55%) das organizações sociais continuam a registar quebras nas suas receitas por causa da pandemia de covid-19, ainda assim abaixo dos 77% registados no período de emergência, revela um estudo da Universidade Nova de Lisboa.

Os resultados são da segunda edição do estudo "Impacto da Covid-19 nas Organizações Sociais em Portugal", depois de a primeira edição, divulgada em abril, ter revelado que 77% das organizações sociais sofreram um grande impacto por causa das medidas adotadas pelo Governo durante o estado de emergência.

O estudo da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), anteriormente Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, mostra que houve uma recuperação de mais de 20 pontos percentuais entre o primeiro questionário, realizado entre 30 de março e 03 de abril, e o atual.

"Um número que ainda mostra bem o forte impacto negativo que a pandemia tem vindo a causar nas atividades e operações diárias do setor social", lê-se no comunicado.

Do universo de 55% de organizações sociais que continua a ressentir-se nas receitas, 37% justifica a quebra com a redução dos donativos, enquanto 28% aponta a redução dos seus produtos ou serviços apesar da retoma da atividade. Outros 17% dizem que ainda não retomaram a atividade e 4% responsabiliza a perda de acesso a fundos públicos ou privados.

7h50 - Maduro anuncia ampla reabertura do comércio

O Presidente da Venezuela anunciou uma ampla reabertura do comércio e demais atividades económicas no país a partir de hoje, incluindo locais de diversão noturna e praias, encerrados desde meados de março devido à pandemia.

"A curva (das infeções) achatou-se e está a descer cada vez mais", disse, no domingo, Nicolás Maduro, antes de explicar os setores que vão voltar a funcionar, após sete meses de encerramento, desde que foram detetados os primeiros casos e imposta uma quarentena em todo o país.

A lista de reabertura inclui lojas de brinquedos, lojas de móveis, pequenos 'outlets' de diversos tipos, confeitarias, ourivesarias, casas de penhores, floriculturas, viveiros, restaurantes, cafés, e perfumarias, estabelecimentos que em alguns casos já começaram a funcionar apesar da proibição do Governo.

Maduro anunciou que também vão reabrir lojas dedicadas exclusivamente à venda de licores, assim como espaços de diversão noturna e parques de diversões ou temáticos.

A decisão também inclui 'spas', praias, pousadas, hotéis, eventos públicos em espaços abertos, 'drive-ins' e outras atividades ao ar livre.

7h34 - Ponto de situação

Começa esta segunda-feira a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe. A vacina está agora disponível no Serviço Nacional de Saúde para pessoas com 65 ou mais anos, ou com determinadas doenças crónicas.No total, o SNS comprou este ano mais de dois milhões de vacinas contra a gripe.


O Presidente da República vai vacinar-se contra a gripe numa unidade de saúde familiar em Lisboa, onde estará também a ministra da Saúde.

A Associação Nacional de Farmácias garante que as farmácias asseguraram o acesso a 500 mil vacinas. Temem não ter quatidade suficiente para responder ao aumento da procura devido à pandemia. As pré-reservas começaram em agosto.

Os idosos que não queiram ou não possam deslocar-se aos centros de Saúde podem recorrer a uma farmácia que tenha esse serviço e vacinarem-se de forma gratuita.

As farmácias vão receber dez por cento do stock de vacinas do SNS reservadas às pessoas com 65 anos de idade ou mais.
Surto no Hospital de Santo António
No Hospital de Santo António, no Porto, há um surto de Covid-19 com 16 pessoas infetadas.

Um doente que havia sido internado por razões sociais acusou positivo antes de ser transferido para um lar de idosos. Todos os doentes das unidades vizinhas foram testados e há mais 14 infetados.
Além dos doentes, foram testados mais de 50 profissionais de saúde e um deles também acusou positivo. Há outros dez ainda à espera do resultado.
O quadro em Portugal
Morreram mais 19 pessoas com Covid-19 entre sábado e domingo, dez na região de Lisboa e Vale do Tejo e nove no Norte, indica o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

O número de novas infeções desceu para os 1856. O Norte acumula 63 por cento dos casos. Em Lisboa e Vale do Tejo são mais 385.

Nos internamentos, desde abril que não se registava um aumento diário tão elevado. Há mais 72 pessoas hospitalizadas, num total de 1086 - 155 encontram-se em unidades de cuidados intensivos; são mais sete do que no dia anterior.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e quase 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A doença é transmitida por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2, identificado no final de dezembro do ano passado em Wuhan, cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o Continente Americano mantém-se atualmente como aquele que soma mais casos confirmados de infeção e mais óbitos.