Covid-19. Idosos com mais de 65 anos serão últimos entre os prioritários a receber a vacina

por Antena 1

Está definida a lista de prioridades, para o acesso à vacina para a Covid-19.Os idosos com mais de 65 anos serão os últimos a ser vacinados, dentro dos grupos considerados prioritários. O documento preliminar da Direção Geral da Saúde já foi apresentado ao Conselho Nacional de Saúde Pública e deixou alguns especialistas perplexos.

Há quem defenda que os mais velhos devem estar entre os primeiros a vacinar, por causa da mortalidade elevada entre estes grupos etários.

Na primeira fase, Portugal prevê vacinar 750 mil pessoas.

Inicialmente, serão os profissionais de saúde, funcionários de lares de idosos e pessoas entre os 50 e os 75 anos com doenças graves.

Na Europa há países que já concluíram os planos de vacinação. Em Espanha e no Reino Unido, os idosos residentes em lares serão os primeiros a ser vacinados. Seguem-se os funcionários dos lares e os profissionais de saúde.
Informações "parcelares e desatualizadas"
Em comunicado enviado às redações, o Ministério da Saúde vem dizer que “as informações vindas a público estão incluídas num documento meramente técnico e são parcelares e desatualizadas”.

Acrescenta ainda que “a estratégia de vacinação contra a Covid 19, em preparação pela Direção-Geral da Saúde (DGS), ainda não foi discutida com o Ministério da Saúde nem validada politicamente”.


pub