Covid-19. Marcelo prepara prolongamento do estado de emergência

por Mário Aleixo - RTP
Marcelo começa a ponderar sobre a hipótese de prolongar o estado de emergência no país Miguel A. Lopes - Lusa

O Presidente da República e o primeiro-ministro começam esta terça-feira a abordar o prolongamento ou não do estado de emergência que está em vigor e expira na quinta-feira, motivado pela pandemia da Covid-19.

Na quarta-feira Marcelo decide se será necessário reforçar algumas medidas.

O Presidente da República e o primeiro-ministro estão em consonância e vão adiantando que face à evidência da pandemia da covid-19 em Portugal “está para durar várias semanas”, vai ser preciso “prolongar as medidas que têm vindo a ser adoptadas”.

O estado de emergência só pode vigorar durante 15 dias, podendo ser renovado.

Sabemos que esta é uma situação que está para durar várias semanas e amanhã (terça-feira) vamos ouvir os especialistas e a sua previsão da evolução do pico, para percebermos quantas semanas pode durar”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa nesta segunda-feira, após ter recebido a Confederação do Comércio de Portugal e a Confederação Portuguesa do Turismo no Palácio de Belém.

Marcelo referia-se à sessão técnica que decorre esta terça-feira no Infarmed, onde as altas personalidades políticas e parceiros sociais vão conhecer o “panorama sanitário” e as previsões dos epidemiologistas quanto à evolução do surto em Portugal. É o primeiro passo para a decisão de renovação do estado de emergência, que o chefe de Estado deverá decretar na quarta-feira.

“No dia 1 de abril ouvirei o parecer do Governo sobre a renovação do estado de emergência e também o que entende que podem e devem ser as medidas a adoptar” e, “nessa altura, estou em condições de tomar uma decisão”, afirmou o Presidente.
Tópicos
pub