Covid-19. Total de quase 700 casos nos últimos dois dias

por Antena 1

Foto: Reuters

O número de novos casos desceu ligeiramente, mas mantém-se, pelo segundo dia consecutivo, acima dos 300 casos. Assim, nos últimos dois dias, houve um total de quase 700 casos, os maiores valores consecutivos desde a primeira semana de maio.

Sobe também o número de pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde. São mais de 28.500 pessoas, o maior valor desde o início de abril.

E, se há um reforço dos testes, ainda não são notórios nestes dados agora conhecidos. O número de testes diários a casos suspeitos é, neste início de junho, pouco superior a 2.000, abaixo da média de 2.500 que se verificou no mês de maio.

Há uma esmagadora concentração de casos em Lisboa e Vale do Tejo, acima de 93%. E pelo segundo dia consecutivo, houve mais de 300 casos só em Lisboa e Vale do Tejo, algo que ainda não tinha acontecido nesta região.

Em sentido inverso, a situação permanece bastante controlada nas restantes regiões. Nos últimos dois dias, houve apenas 53 casos no resto do país.

O número de vítimas mortais desceu e registou o valor mais baixo em quase três semanas. Desde 14 de Maio que o número de mortes diárias não baixava das 10. Ontem, morreram oito pessoas. Pode ser um sinal de descida, depois da ligeira subida na segunda quinzena de maio, mas só nos próximos dias poderemos confirmar estes dados.

O jornalista João Torgal resume o essencial dos últimos indicadores da pandemia em Portugal.



pub