Especialistas defendem que teletrabalho pode provocar problemas psicológicos

por RTP

Alguns especialistas defendem que o teletrabalho em regime exclusivo pode provocar problemas psicológicos. Os especialistas alegam que a dignidade da pessoa não pode ser espezinhada em nome de uma modernidade laboral.

A situação de saúde pública, decorrente da pandemia levou a que o regime de teletrabalho fosse alterado de forma significativa.

O psiquiatra António Sampaio afirmou no Bom Dia Portugal que o teletrabalho coloca em causa duas vertentes. "A qualidade da vida familiar e a qualidade da vida profissional".

"Nós não estamos preparados para esta conjugação ser feita de forma saudável".

O psiquiatra recorda que as condições de trabalho "na casa das pessoas não são muitas vezes as melhores , maioritariamente não são as melhores".

A própria "dinâmica familiar não permite a disciplina. Vamos começar a esta hora. Vamos terminar a esta hora. Há sempre intervenção de outros elementos".

António Sampaio salienta ainda que "o trabalho e o convívio laboral ocupa as nossas relações pessoais maioritariamente".

"Nós estamos mais tempo a trabalhar e em convívio social, laboral do que estamos com o resto da família durante uma semana", acrescenta.

O psiquiatra defende que "seria saudável uma vez por semana ir ao local de trabalho".

Para António Sampaio, "a vantagem do teletrabalho é mais para os empregadores".
pub