Especialistas dizem que pessoas com mais de 80 anos devem ter prioridade na vacinação

por Antena 1

EPA/Lusa

As pessoas com mais de 80 anos devem ter acesso prioritário à vacina contra a Covid-19. A ideia é defendida em carta aberta assinada por diversos especialistas em saúde, incluindo os antigos ministros Adalberto Campos Fernandes e Maria de Belém.

Na segunda-feira, a ministra Marta Temido abriu a porta a essa revisão, seguindo as orientações da Comissão Europeia. Mas os signatários desta carta aberta insistem na ideia de que a idade deve ser um factor essencial, de forma a reduzir o número de mortes provocadas pelo coronavírus.

A população com mais de 80 anos não está incluída na primeira fase de vacinação contra a Covid-19.

Esta fase abrange apenas utentes e trabalhadores de lares, pessoas com mais de 50 anos e determinadas doenças associadas, assim como os profissionais de saúde, profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos.

Entretanto foram também incluídos na primeira fase de vacinação os titulares de órgãos de soberania, deputados, funcionários da Assembleia da República, membros dos órgãos das regiões autónomas e ainda os autarcas, enquanto responsáveis pela Proteção Civil.

Jornalista Carolina Soares.
pub