Fernando Araújo confirmado como diretor-executivo do SNS

por RTP
Lusa

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou oficialmente esta sexta-feira o nome de Fernando Araújo como diretor-executivo do Serviço Nacional da Saúde. Araújo é médico e presidente do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, desde 2019.

“O Governo, através do ministro da Saúde, dirigiu ao senhor professor doutor Fernando Araújo um convite para que ele venha a ser nomeado como primeiro diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, e é com muita satisfação que posso anunciar que aceitou esse convite”, estando a nomeação para um “futuro próximo”, adiantou em conferência de imprensa Manuel Pizarro.

O ministro reconhece em Fernando Araújo “uma personalidade bem conhecida dos portugueses, nomeadamente no setor da Saúde”, possuindo “todas as condições para dar ao SNS um aporte em matéria de gestão que todos reconhecemos ser muito necessário”.

O ministro anunciou ainda que, após uma proposta de Fernando Araújo, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde vai estar sediada no Porto, o que está em linha com "a intenção descentralizadora do Governo". A Direção Executiva do SNS "estará em plenitude de funções a partir do dia 1 de janeiro", após a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2023.

O anuncio foi feito no mesmo dia em que foi publicado em Diário da República o diploma do Governo que regulamenta a direção executiva, a nova entidade prevista no novo Estatuto do SNS promulgado pelo presidente da República no início de agosto.

Fernando Araújo disse ter sido com “enorme honra” que recebeu o convite do ministro da Saúde para presidir à Direção Executiva do SNS. “E aceitei com um sentimento de dever, na defesa intransigente do nosso SNS, dos seus profissionais e dos utentes”, acrescentou.

A direção executiva do SNS, que entra em funções a 1 de outubro, vai coordenar toda a resposta assistencial do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede, e passa a gerir também a rede nacional de cuidados continuados integrados e da rede de cuidados paliativos, até agora da responsabilidade das administrações regionais de saúde.

Na conferência de imprensa desta sexta-feira, Manuel Pizarro confirmou ainda que, segundo o decreto que institucionaliza a Direção Executiva do SNS, “as administrações regionais de saúde deixam de ter quaisquer funções relativas à operação da prestação de cuidados”, que passará a estar concentrada na nova Direção Executiva.
Quem é Fernando Araújo?
O professor doutor Fernando Araújo foi diretor do serviço de Imuno-hemoterapia e do Centro de Medicina Laboratorial, do Centro Hospitalar Universitário São João.

Possui a pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica do Porto e doutoramento pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Foi presidente da direção do Colégio da Especialidade de Imuno-hemoterapia da Ordem dos Médicos e membro da direção da Competência de Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos.

Foi também presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte e secretário de Estado Adjunto e da Saúde do XX Governo Constitucional.

Atualmente, é presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário São João e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
pub