Incêndios. Governo declara situação de alerta até domingo

por RTP
O despacho que determina a declaração da situação de alerta foi assinado pelos ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvivmento Rural. Pedro Nunes - Reuters

O Governo assinou esta terça-feira um despacho que determina a declaração de Situação de Alerta entre 27 e 31 de março. Esta decisão é tomada com base nas previsões meteorológicas, que apontam para um "significativo agravamento do risco de incêndio". Entretanto, o fogo em Oliveira de Azeméis agravou-se ao final da tarde e vai mesmo obrigar a cuidados especiais durante a noite.

Nos próximos dias serão implementadas várias medidas de carácter excecional, tendo em conta a declaração de situação de alerta, entre quarta-feira e domingo.

O despacho que determina a declaração da situação de alerta foi assinado pelos ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvivmento Rural.

O Governo acrescenta que esta medida se justifica "face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal no território do Continente".

O Executivo teve também em consideração a decisão da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que determinou a passagem do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais ao Estado de Alerta Especial Amarelo em todos os distritos.
Incêndio em Azeméis quase controlado
As medidas de carácter excecional, previstas na Lei de Bases da Proteção Civil, relacionam-se, nomeadamente, com a proibição da realização de queimadas, de queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de ações de gestão de combustível com recurso à utilização de fogo.

Haverá ainda a dispensa dos trabalhadores dos setores público e privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário e a elevação do "grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e PSP", com reforço de meios para operações de vigilância e fiscalização.

"A Situação de Alerta abrange todos os distritos do Continente entre as 00h00 do dia 27 de março e as 23h59 do dia 31 de março", refere o documento.

O Governo garante que está a acompanhar "em permanência o evoluir da situação operacional" e apela aos cidadãos para que "adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado".

Esta terça-feira registaram-se dois grandes incêndios em território nacional, que levaram à mobilização de centenas de meios e obrigaram mesmo ao corte de uma autoestrada e evacuação de escolas. 

O fogo em Oliveira de Azeméis, em Aveiro, deflagrou durante a madrugada, por volta das 3h00, e agravou-se hoje ao final da tarde devido à existência de ventos fortes.

O incêndio, que contava ao final da tarde com quatro frentes ativas, vai implicar cuidados especiais com a população durante a noite.

De acordo com a informação dos bombeiros, cerca das 22h00, 80 por cento deste incêndio já tinha sido dominado.

Às 21h50, o comando das operações ainda envolvia 397 operacionais.

Também em Serzedo, Vila Nova de Gaia, um incêndio que começou às 16h00 chegou a ameaçar várias habitações, mas já foi dominado. 

O outro incêndio a levantar preocupação ocorreu em Esposende, Braga, tendo mesmo obrigado ao corte da A28 nos dois sentidos. Foi dado como dominado cerca das 17h45 de terça-feira.
pub