Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra presta apoio psicológico à comunidade educativa

por Lusa

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra, disponibiliza uma linha de apoio psicológico gratuita para auxiliar toda a sua comunidade neste período de pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

"O objetivo deste serviço não é fazer um acompanhamento psicoterapêutico, mas sim prestar um apoio pontual a quem necessite de ajuda nesta situação, auxiliando com meios e estratégias para lidarem com o problema", refere a instituição privada de ensino superior, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo Sónia Simões, coordenadora do Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT, a linha funciona desde o início de abril e é dirigida a alunos, funcionários e professores para minimizar o impacto psicológico resultante da covid-19.

A pandemia "está a ter impacto em todas as pessoas e a comunidade do ISMT não está a ser exceção", salienta a docente, em declarações à Lusa.

"Pretendemos passar estratégias para lidar com a pandemia, de forma que mais à frente não existam impactos psicológicos", frisou.

Para Sónia Simões, esta é uma forma também de apoiar os alunos no seu equilíbrio emocional, "para que possam manter a qualidade de ensino".

A linha de apoio funciona durante a semana, através do Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT, em colaboração com o Núcleo [interno] João dos Santos.

Para usufruir do serviço, os interessados devem enviar um `email` (gapsi@ismt.pt) e, posteriormente, serão contactados para agendamento de sessão através de uma plataforma `online`.

Para já, segundo Sónia Simões, os pedidos "não têm sido muito expressivos", embora a perspetiva seja de aumento com a publicitação da linha de apoio.

Na maior parte dos pedidos existentes, os alunos "têm mostrado dificuldade em gerir as suas rotinas e os níveis de ansiedade" relacionados com o processo educativo.

O ISMT é frequentado por 1.500 alunos e mais de uma centena de professores e funcionários.

Tópicos
pub