Juízes reunidos em assembleia geral que pode ditar greve

por Antena 1

Foto: Chip East - Reuters

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) reúne-se este sábado, em Coimbra, numa assembleia geral extraordinária da qual pode sair a decisão de convocar uma greve. Em causa está uma proposta de alteração do estatuto dos magistrados judiciais, que até agora não contemplava nem aumentos salariais nem o descongelamento de carreiras.

Sexta-feira, na véspera desta assembleia geral, o Ministério da Justiça decidiu apresentar uma nova proposta que modifica o estatuto remuneratório, eliminando o teto salarial e incluindo o subsídio de compensação na renumeração, estabelecendo também um regime transitório para assegurar a neutralidade fiscal.

Na manhã deste sábado, a caminho de Coimbra, o presidente da Associação Sindical dos Juízes, Manuel Ramos Soares, confessou à Antena1 que acredita que, com esta proposta do Governo, os juízes ainda vão perder mais dinheiro e que todas as formas de protesto continuam em cima da mesa, incluindo a greve.

Manuel Ramos Soares lamentou também que, ao longo de um ano, o Governo nunca tenha dialogado com a associação sobre a proposta que os juízes fizeram ao Executivo.

pub