Portugal e Marrocos devem assinar acordo de emigração ainda este ano

por Antena 1

Foto: Reuters

O embaixador de Marrocos em Portugal, em entrevista à Antena 1, afirma que até ao final do ano deverá estar assinado o acordo de migração legal entre os dois países.

Estão a ser estudados mecanismos de procura de emprego entre os dois países.

Entrevistado pela jornalista Sandra Henriques, Othmane Bahnini revela que teve uma reunião há pouco tempo com a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, e que está tudo bem encaminhado.

Quanto aos cinco desembarques de 69 migrantes marroquinos no algarve desde dezembro - dados confirmados pelo serviço de estrangeiros à Antena 1 na semana passada - o embaixador marroquino recusa confirmar que sejam marroquinos.

Alega que o processo de identificação destes cidadãos está ainda em curso. Mas admite que é migração ilegal.

Questionado sobre se poderá estar perante uma rota de migração ilegal de El Jadida, em Marrocos, para Portugal, o embaixador considera prematuro falar nisso.

Othmane Bahnini assegura que Marrocos tem as fronteiras sob controlo e luta contra a migração ilegal e apresenta números:

Em 2019, as autoridades impediram cerca de 74 mil tentativas irregulares de emigração... Cerca de 20 mil migrantes foram resgatados no mar e mais de 200 redes de tráfico de pessoas foram desmanteladas.
pub