Portugueses recorrem mais à linha de apoio psicológico

por Antena 1

Reuters

Ansiedade, depressão e perturbação do sono foram as principais queixas que a linha de Apoio Psicológico da Administração Regional de Saúde do Norte, criada durante a primeira vaga da pandemia.

A linha atendeu em 10 meses aproximadamente 7.850 chamadas de utentes e mais de 150 profissionais de Saúde devido à covid-19.

O psicólogo clínico Luís Pimentel, que integra a equipa de coordenadores da Linha , diz que são várias as razões que explicam estas queixas:

Esta linha tem sido uma grande ajuda para os profissionais de saúde, porque ao garantir-lhes anonimato e confidencialidade total, dá-lhes outra segurança para falarem da impotência que sentem e do cansaço extremo.


Em 10 meses de funcionamento, 91% das queixas que chegaram à linha de apoio psicológico da ARS Norte foram resolvidas na própria linha. Apenas nove por cento foram encaminhados para a rede de saúde primários.

A procura da linha registou um primeiro pico logo em maio do ano passado, durante a primeira vaga, depois desceu em julho.
Nesta altura regista uma nova subida, com uma maior procura de apoio por parte dos profissionais de saúde mas também de utentes. Mas não é o pico.
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