Em direto
Sporting Campeão Nacional de Futebol 2023/2024

Produtores de leite e carne saem à rua

por Mário Aleixo - RTP
Os agricultores voltam a sair à rua para defender a produção leiteira José António Rodrigues - Reuters

Produtores de leite e carne promovem uma marcha lenta na zona de Aveiro para exigirem melhores preços. O Governo já conseguiu uma ajuda de 45 euros por vaca.

Os produtores de leite e carne fazem esta terça-feira uma marcha lenta de tratores entre Ovar e Estarreja, no distrito de Aveiro, para exigirem melhores preços e a reposição do regime de quotas leiteiras.

Organizada pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e pela Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne (APPLC), segundo a organização, os tratores vão sair de Válega (Ovar) e de Estarreja, pelas 10h30, estando a primeira concentração conjunta marcada para as 11h30 em frente aos hipermercados, ao lado da EN 109, em Estarreja.

Os manifestantes vão dirigir-se depois para a Câmara de Estarreja, onde esperam ser recebidos pelo presidente da autarquia.

Desta forma, os agricultores pretendem alertar para "a ditadura comercial que as grandes superfícies exercem", já revelou João Dinis, da Direção da CNA, que acusa os hipermercados de "esmagarem" os preços do leite e da carne.

O dirigente diz mesmo que os produtores de leite "estão a ter prejuízo para continuar a produzir", referindo que este setor está a atravessar uma "grande crise", desde o fim das quotas leiteiras na União Europeia, em 2015.
Capoulas Santos anuncia medidas
À Antena 1 o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, já revelou que em Conselho de MInistros que reunirá hoje irá aprovar várias medidas para o setor e realçou: "O Governo conseguiu uma ajuda de 45 euros por vaca que se juntam aos 82 euros por animal que os produtores já recebem e ainda um outro prémio de mais 45 euros por vaca, acumulável com os anteriores, mas que se aplicará apenas Às 20 primeiras vacas de cada exploração para discriminar positivamente os pequenos agricultores".

O governante manifestou ainda a sua confiança no bom senso no seio da União Europeia (UE) no sentido de encontrar medidas para salvaguardar o setor leiteiro, "o que passa por estabelecer um regime de limite de produção".

Por isso, João Dinis defende a retoma do mecanismo público do controlo da produção, vincando que o Governo deve bater-se por "um debate forte" sobre esta matéria ao nível da Comissão Europeia.

Capoulas Santos que disse compreender a manifestação desta terça-feira e mostrou-se confiante na "reposição do regime de quotas".

O ministro revelou ainda a necessidade promover o apoio àqueles que desejem modernizar ou reconverter as suas exploração dentro do setor agrícola e para isso anunciou que há uma verba garantida para ajudar a essa tarefa.
Tópicos
pub