Risco máximo de incêndio. Costa reforça aviso da Proteção Civil

por Carlos Santos Neves - RTP
António Costa falou aos jornalistas após o encontro semanal com o Presidente da República, que se realizou em Sagres, no Algarve Luís Forra - Lusa

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu esta quinta-feira um aviso de risco máximo de incêndio florestal em concelhos do Minho, Douro Litoral, interior norte e centro e norte alentejano. O primeiro-ministro veio entretanto aventar a possibilidade de o Ministério da Administração Interna “declarar um risco de alerta vermelho” na véspera do fim de semana.

As previsões meteorológicas, afirmou António Costa, podem “implicar que a partir de amanhã o Ministério da Administração Interna venha a declarar um risco de alerta vermelho, o que tem consequências com um conjunto de proibições”.Minho, interior norte e centro, Douro Litoral e norte do Alentejo são as regiões abrangidas pelo aviso da Proteção Civil.


“É importante que todos fiquem cientes desse risco para evitar comportamentos que são comportamentos perigosos”, acentuou o governante em declarações aos jornalistas após o encontro semanal com o Presidente da República, que se realizou em Sagres.

António Costa enumerou “foguetes, trabalhos com máquinas agrícolas” e “queimadas” como um “tipo de comportamentos que devemos desde já preparar-nos para não utilizar durante o próximo fim de semana”. Isto tendo em conta “o aumento da temperatura, a secura dos solos e os ventos”.

“Poderá não ser necessário declarar o nível de alerta vermelho”, contrapôs o primeiro-ministro, para acrescentar que “mais vale prevenir do que remediar”.

João Vasco - Antena 1

“Convém todos estarmos cientes de que os próximos dias e, em particular, no sábado e domingo, serão dias de risco acrescido nestas regiões do país”, rematou.
Previsão de calor

As declarações de António Costa surgiram a par de um aviso da Autoridade Nacional de Proteção Civil para risco máximo de incêndio florestal em municípios do interior norte e centro, Minho, Douro Litoral e norte do Alentejo.

Para as demais regiões de Portugal continental, o risco de incêndio é elevado a muito elevado.

O aviso é justificado com “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”, dada a previsão meteorológica de subida das temperaturas e vento moderado.

A Proteção Civil lembra a proibição de queimadas, fogueiras, lançamento de foguetes, fumar ou fazer lume em florestas e estradas circundantes, advertindo ainda para a necessidade de proceder a trabalhos agrícolas ou florestais com máquinas limpas de óleos e poeiras e em períodos de menor calor.
Tópicos
pub