Sexta às 9. Lar do Comércio está a ser investigado por maus-tratos, corrupção, peculato e burla tributária

por RTP

Portugal está a viver a segunda vaga da pandemia e os mais vulneráveis continuam fechados em lares de idosos. Sentem-se presos e abandonados à sua sorte. A covid-19 já matou 860 idosos que viviam em lares, a maioria a norte e em Lisboa e Vale do Tejo. Mas há vários surtos ativos. O pior matou 24 idosos no Lar do Comércio, em Matosinhos, ainda durante a primeira vaga.

O desfecho era aguardado. Este lar enfrenta 80 processos em Tribunal. O presidente e a diretora de serviços do Lar do Comércio são ambos arguidos por alegados maus-tratos.

Todas as autoridades, da Segurança Social ao Ministério Público, tiveram conhecimento de queixas de maus tratos, corrupção, peculato e burla tributária no Lar do Comércio há mais de 5 anos.

A Segurança Social chegou a suspender o acordo de cooperação com esta IPSS mas só por 180 dias.

Ainda no ano passado transferiu mais de um milhão e 400 mil euros para, alegadamente, não prejudicar os direitos dos utentes.

Mas quem vive no Lar do Comércio não sente assim. Por não aguentarem os maus-tratos, houve familiares que retiraram os seus pais à força da instituição.

O Sexta às 9 sabe que um dos inquéritos-crime por alegados maus tratos está à beira de um despacho de acusação.

Este é, por isso, um caso de negligência do lar do Comércio e de todas as autoridades envolvidas que iremos continuar a investigar.
pub