Alberto Martins pede intervenção de Cavaco após ataque de Passos ao Estado de Direito

O líder parlamentar do PS, Alberto Martins, pede a intervenção do Presidente da República, Cavaco Silva, depois de o primeiro-ministro ter proferido “um ataque à Constituição da República, ao Tribunal Constitucional (TC), ao Estado de Direito”.

Sandra Henriques /

Foto: José Sena Goulão/Lusa

Alberto Martins defende que as críticas de Passos Coelho aos juízes do TC “merecem o maior repúdio e censura pública, porque configuram um ataque à Constituição da República, ao TC, ao Estado de Direito, e manifestamente, o país não pode ter um Governo que só sabe governar contra a Constituição”.

“O Governo com esta atitude fragiliza gravemente as instituições democráticas. O país aguarda, por isso, a intervenção do Presidente da República. É inqualificável esta atitude não democrática do primeiro-ministro e do Governo relativamente ao TC. O senhor Presidente da República tem aqui uma palavra decisiva”, afiança.

Passos Coelho considerou na quarta-feira à noite que os juízes do Tribunal Constitucional devem estar sujeitos a um escrutínio muito maior e que devem ser mais bem escolhidos.
PUB