Cenário de demissão em cima da mesa? "Veremos", diz Augusto Santos Silva

por RTP

Questionado sobre um cenário de demissão do Governo depois de o parlamento ter aprovado a contabilização total do tempo de serviço congelado aos professores, o ministro dos Negócios Estrangeiros respondeu com um "veremos". Isto antes do início da reunião de coordenação política convocada pelo primeiro-ministro para esta manhã. Ainda esta tarde o primeiro-ministro vai reunir com o Presidente da República. António Costa fará uma declaração ao país após este encontro.

"O primeiro-ministro convocou a reunião, falaremos e veremos", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros. Augusto Santos Silva logo acrecentou que o Governo tem de "garantir as condições de governabilidade em Portugal".

"O que o líder parlamentar do PS diz - que está em causa a governabilidade - é verdade. Porque se nós pusermos em causa as bases da política financeira e orçamental do país, evidentemente que estamos a pôr em causa a governabilidade".

Questionado sobre as declarações da líder do Bloco de Esquerda, que contestou no Facebook tentativas de criar um ambiente de crise política "totalmente artificial", Augusto Santos Silva afirmou que "infelizmente parece haver forças políticas em Portugal que ainda não compreenderam quão importante é ter as contas públicas em ordem" e ter "equilíbrio orçamental".

"Quão importante", continuou, "respeitar os nossos compromissos como membro fundador da zona euro para que as políticas sociais sejam progressistas, as políticas económicas criem emprego e riqueza e para que os serviços públicos tenham mais condições de exercer sem sobrecarregar as pessoas com mais impostos".

"É uma pena que ainda aja forças políticas que vêem apenas um efeito teatral dramatização naquilo que é um assunto muito sério, que depende o futuro do país".

Ainda sobre a decisão tomada ontem no Parlamento sobre a contabilização total do tempo de serviço congelado aos professores, Augusto Santos Silva disse que "estamos no decurso de um processo legislativo. Eu tenho ainda esperança que a racionalidade, a ideia de justiça, a luta contra a demagogia possam prevalecer ao longo deste processo legislativo. A Assembleia da República tem que aprovar, o Presidente da República tem que promulgar".

"Não contem com o PS para a irresponsabiliade orçamental", disse Augusto Santos Silva. "Não contem com o PS para por em causa o equilíbrio das contas públicas".
Presidente da República reúne-se esta tarde com o primeiro-ministro

O Presidente da República reúne-se esta tarde com o primeiro-ministro.

O encontro já estava previsto. Trata-se da reunião semanal que costuma realizar-se às quinta-feiras mas que esta semana foi marcada para hoje porque o Presidente da República esteve fora em visita de Estado.
pub