Fernando Negrão defende que jovens devem estudar bases antes da Constituição

por Sandra Henriques

O presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Fernando Negrão, admite que a proposta do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) de introdução do estudo da Constituição no 3º ciclo e no ensino secundário tem mérito, mas considera que os alunos devem primeiro estudar as bases constitucionais.

“Considero que esta proposta tem mérito”, refere Fernando Negrão, em declarações à Antena1. “O que acho é que dá um salto demasiado longo. O Direito Constitucional é muito complexo, por isso acho que o primeiro passo a dar no sistema de ensino é transmitir aos alunos os princípios constitucionais, e numa fase posterior fazer o estudo da nossa Constituição e de outras diferentes da nossa”, acrescenta.

O deputado social-democrata sublinha que a Constituição portuguesa é “datada, com uma carga ideológica forte, que deve ser previamente estudada com o conhecimento daquilo que são os princípios constitucionais para que a Constituição não seja um documento visto de uma forma acrítica”.

O debate do projeto está marcado para esta quinta-feira e a votação para sexta-feira. O PEV propõe que o estudo seja adequado às idades e que seja distribuído um exemplar gratuito da Constituição a todos os alunos para que em cada casa haja um exemplar. O partido considera que esta é uma forma de os jovens terem a noção dos seus direitos que estão consagrados na lei fundamental.

pub