Ferro Rodrigues consolida apoio a Marcelo Rebelo de Sousa

por RTP
Foto: Rodrigo Antunes - Lusa

Eduardo Ferro Rodrigues reforçou o apoio a Marcelo Rebelo de Sousa, caso este venha a candidatar-se às eleições presidenciais deste ano. O presidente da Assembleia da República almoçou esta segunda-feira com António Costa, que por sua vez não quis fazer especulações sobre as medidas a adotar num eventual orçamento complementar para apoiar a economia.

“Tinha dito há um ano e meio que, se as eleições fossem amanhã (…), não hesitaria em votar no professor Marcelo Rebelo de Sousa, e não tenho motivos nenhuns para retirar essa afirmação”, frisou Ferro Rodrigues.

Quanto à possibilidade da candidatura de membros do PS às presidenciais, que poderá ser o caso de Ana Gomes, o presidente da Assembleia lembrou que “ainda faltam seis meses” e, portanto, “vamos esperar que haja apresentações de candidaturas”.

“Vejo como normal, nesta fase em que não há candidaturas a apresentar, que haja algumas pessoas que tentem marcar terreno, marcar posição”, acrescentou.
Costa sobre orçamento complementar
Junto a Ferro Rodrigues estava o primeiro-ministro que, questionado sobre se admite mudanças estruturais de fundo no orçamento complementar, nomeadamente uma baixa de impostos para ajudar à retoma da economia, disse não querer “fazer especulações sobre o que é que pode ser o desenho desse orçamento”.

“Nós estamos a começar a trabalhar no desenho do orçamento suplementar. Entre o final desta semana e o início da próxima teremos de começar a ter os contactos com os partidos políticos (…) para se poder saber com que mecanismos contamos e para termos uma base mais segura sobre qual é o quadro da retração da nossa economia”, assim como para perceber “a dimensão dos estragos e a capacidade que temos de responder a esses estragos”, explicou António Costa.

“O orçamento complementar tem que estar associado a um programa de emergência económico e social, que antecederá o programa de recuperação e de relançamento da nossa economia”, acrescentou.
Arrancou a segunda fase de desconfinamento
O primeiro-ministro e o presidente da Assembleia da República almoçaram juntos esta segunda-feira, dia em que se marca a reabertura dos restaurantes naquela que é a segunda fase do plano de desconfinamento.

“Este é um dia muito importante. Daqui a 15 dias temos que fazer o balanço de como é que isto correu, e também daqui a um mês como é que corre o novo desconfinamento que irá seguir-se”, afirmou Ferro Rodrigues.

Já António Costa declarou que “era importante hoje dar um sinal aos portugueses de confiança na restauração”, setor “muitíssimo atingido ao longo destes meses”.

Em Portugal foram registados, desde o início da pandemia, 29209 casos de infeção, dos quais 6430 já foram dados como recuperados. Há a registar 1231 óbitos, de acordo com o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde.
Tópicos
pub