Portugal não pode ter ministros que assumem os erros um ano depois diz IL

por Lusa

O presidente da Iniciativa Liberal (IL) afirmou hoje que Portugal não pode ter ministros que assumem responsabilidades por "erros crassos" como acidentes rodoviários ou mortes de pessoas ao cuidado do Estado um ano depois.

Num comício realizado no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, João Cotrim Figueiredo defendeu um país onde todos, a começar pelos governantes, assumam as suas responsabilidades pelo que de "bom ou mau decidam fazer".

"Não podemos ter ministros mais de um ano à espera de assumir responsabilidades por erros crassos que fizeram, seja em nomeações, processos de compra altamente questionáveis, acidentes rodoviários que vitimam pessoas ou morte de pessoas ao cuidado do Estado", disse perante uma sala cheia de militantes.

Num discurso dominado pela necessidade do país mudar e crescer, depois de anos de estagnação, o presidente da IL sublinhou que a responsabilidade tem de ser assumida, algo que, considerou, faz parte do ideal liberal.

Por esse motivo, Cotrim Figueiredo defendeu uma justiça mais célere, mas sem atropelos à garantia de quem é arguido e sem cedências ao corporativismo dos magistrados e dos agentes do sistema judicial.

pub