Telejornal. A última entrevista de Centeno enquanto ministro das Finanças

O ministro cessante das Finanças começa esta quinta-feira a preparar a sucessão na presidência do Eurogrupo. À noite, no Telejornal, concede à RTP a derradeira entrevista como titular da pasta das contas do Estado no Governo socialista de António Costa.

RTP /
António Pedro Santos - Lusa

Na sequência do anúncio da saída do Governo, que se concretiza já na próxima segunda-feira, com a posse do até agora secretário de Estado do Orçamento, João Leão, Centeno chefia esta tarde, por videoconferência, mais uma reunião do Eurogrupo.

O mandato de Centeno à frente do bloco ministerial só termina a 13 de julho. O processo de sucessão vai ser desencadeado esta quinta-feira por videoconferência, com a abertura de candidaturas.

Os nomes mais apontados como favoritos à sucessão são os da ministra espanhola das Finanças, Nadia Calviño, do luxemburguês Pierre Gramegna e do irlandês Paschal Donohoe.

A eleição está agendada para a reunião do Eurogrupo de 9 de julho.

Antes da reunião do Eurogrupo, com início marcado para as 14h30, Mário Centeno participa numa reunião do Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade, o que fará pela última vez como governador, cargo que acumulou com o de presidente do Eurogrupo.

À noite é entrevistado no Telejornal, na RTP1.
PUB