Comissão Europeia quer ajudar financeiramente a Ucrânia para mitigar conflito com Rússia

por Antena 1

EPA

A Comissão Europeia aprovou uma proposta de ajuda à Ucrânia no valor de mil e duzentos milhões de euros. Um pacote financeiro destinado a minimizar os efeitos do conflito com a Rússia.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pela presidente da Comissão Europeia Ursula Von der Leyen, em Bruxelas.

O pacote financeiro será feito em empréstimos e garantias, mas ainda terá de ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho.

Um conflito que está a gerar movimentação no corpo diplomático na Ucránia.
Depois dos Estados Unidos também a Grã Bretanha mandou retirar funcionários diplomáticos e respetivas famílias de Kiev por causa de uma suposta ameaça crescente de uma invasão russa.

Uma decisão ainda não seguida pela União Europeia, para já, porque os europeus não têm informações que apontem para um crescendo da ameaça de invasão. Mas vão perguntar aos americanos, avançou o chefe da diplomacia Josep Borrell esta manhã em Bruxelas.

Borrell esteve esta manhã um encontro de ministros dos Negócios Estrangeiros da União que contou com a participação por videochamada do secretário de estado norte-americano Anthony Blinken.

Uma reunião onde se estuda possíveis sanções europeias à Rússia em caso de uma nova invasão da Ucrânia.

À entrada para reunião os representantes da Dinamarca e da Áustria disseram que podem ser decididas sanções nunca vistas, admitindo-se todo o tipo de castigos financeiros a Moscovo.
pub