Seminário contra a desinformação no Parlamento Europeu

por RTP

O “European Ideas Network” e Paulo Rangel organizaram um seminário no Parlamento Europeu para debater o problema da desinformação e da veracidade das notícias nas redes sociais.

As notícias falsas estão no centro da opinião pública desde as eleições norte-americanas de 2016. 

Para debater os seus efeitos e as eleições que se aproximam, o European Ideas Network  organizou, pela mão do eurodeputado Paulo Rangel, um seminário internacional para discutir o tema e encontrar formas de combater a desinformação. 

Realizado no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o seminário procurou alertar para as campanhas de notícias falsas, a dois meses das eleições europeias. 

O jornalista espanhol David Alandete foi o autor de uma investigação que concluiu que houve intervenção da Rússia no processo de referendo de independência da Catalunha. Afirma que Moscovo procura enfraquecer as democracias ocidentais e que o Kremlin planeou uma campanha de desinformação nas vésperas do referendo.

Paulo Rangel quer que os atores públicos como políticos, líderes religiosos, cientistas ou jornalistas se empenhem na luta pela informação fidedigna. 

Um combate que a organização não-governamental Lie Detectors leva às escolas já há dois anos. Convida jornalistas para explicarem aos adolescentes como detectar e resistir às notícias falsas que se propagam nas redes sociais.

Esta reportagem faz parte do programa “Europa Minha”, que pode rever aqui.