Avaria em sistema de satélite obriga Europa a recorrer aos EUA

por RTP
O Galileu é um sistema de navegação por satélite criado pela Agência Espacial Europeia para fazer frente ao GPS americano, ao GLONASS russo e ao Compass chinês Kostas Tsironis - Reuters

O sistema de navegação por satélite da União Europeia está desligado desde sexta-feira devido a um “incidente técnico relacionado com a infraestrutura terrestre”. Com este incidente, a Agência Espacial Europeia viu-se obrigada a pedir auxílio aos serviços norte-americanos.

"Os especialistas estão a trabalhar para restabelecer a situação, o mais rápido possível”, afirmou a Autoridade Europeia Supervisora do Sistema Global de Navegação por Satélite (GSA).

Devido à falha, todos os recetores – mesmo aqueles com smartphones de última geração - vão ter problemas relacionados com a precisão do tempo ou com os serviços de localização.
Corrigir esta falha está a levar mais tempo do que o expectável.

O alerta foi dado na passada quinta-feira pela Autoridade Europeia Supervisora do Sistema Global de Navegação por Satélite (GSA). Em comunicado, a agência revelou que os sinais recebidos pelo Galileu poderiam ser pouco confiáveis.

Mais tarde, já na madrugada de sexta-feira, pela 1h50, foi anunciado que o sistema iria permanecer desligado até novo aviso.

Até que o problema fique resolvido, todos os dispositivos móveis vão passar a receber dados de localização através do Sistema de Posicionamento Global Americano (GPS).

“Foi criado um Conselho de Revisão de Anomalias para analisar a causa exata da falha e implementar ações de recuperação", acrescentou a agência.

Alguns especialistas especulam que a origem deste incidente possa estar numa falha de um mecanismo Preciso de Tempo (PTF), sediado em Itália.

Este mecanismo é utilizado para gerar e organizar o tempo de referência. Isto permite que todos os relógios utilizados pelo sistema Galileu sejam verificados e estejam devidamente calibrados.

Quase quatro dias depois de a agência ter anunciado o problema técnico, ainda não há previsão de quando tempo irá levar até o sistema estar novamente operacional.
O que é o Galileu?

O Galileu é um sistema de navegação por satélite criado pela Agência Espacial Europeia para fazer frente ao GPS americano, ao GLONASS russo e ao Compass chinês.

Com 22 satélites operacionais e uma infraestrutura terreste a controlar todo o sistema, o Galileu promete obter um posicionamento global muito preciso e em tempo real, apenas com um metro, ou menos, de diferença.

O orçamento inicial deste projeto era de três mil milhões de euros, mas agora estima-se que vá custar três vezes mais.
Tópicos
pub