Coreia do Sul acusa Pyongyang de ataque cibernético

por RTP
Uma fotografia de 2015 facultada pela agência KCNA mostra o líder norte-coreano Kim Jong-un a visitar o complexo Sci-Tech, em Pyongyang KCNA/ Reuters

Um servidor militar da Coreia do Sul foi alegadamente violado por hackers norte-coreanos. A ação terá visado documentos e informações confidenciais das Forças Armadas, segundo Seul.

O ataque, concretizado durante a última madrugada, consistiu no corte de informações confidenciais das Forças Armadas por um malware concebido para o efeito.

Não foram fornecidos detalhes sobre os dados alegadamente pirateados a partir da Coreia do Norte.

Seul aponta Pyongyang como a origem do vírus. Já em 2011 e 2013 o regime de Kim Jong-un foi acusado de interferir em documentação reservada de bancos e meios de comunicação da metade sul da Península Coreana.
A era da guerra cibernética
Estima-se que a Coreia do Norte tenha atualmente milhares de indivíduos dedicados a operações deste género.

Pyongyang investe desde 2010 na criação de programas arquitetados para atacar infraestruturas eletrónicas de outros países.

Em 2014 hackers norte-coreanos iniciaram um projeto que consistia na introdução de códigos maliciosos em meios tecnológicos de grande escala. O plano acabou por ser descoberto em fevereiro deste ano.
Tópicos
pub