Estados Unidos preparam cenário de guerra espacial

por RTP
Os potenciais adversários da América no Espaço são a Rússia e a China NASA/ Reuters

Os adversários dos Estados Unidos estão a implantar armas que ultrapassam a atmosfera da Terra, levando os militares do país a prepararem-se para um intimidante cenário de guerra no espaço.

Os Estados Unidos dependem mais do Espaço do que qualquer outra nação. Hipoteticamente, se um inimigo lançasse um ataque cibernético às infraestruturas e desativasse ou destruísse satélites norte-americanos, as televisões deixariam de funcionar, assim como a internet e todos os meios dependentes de tecnologia em órbita.

Desta forma os líderes deixariam de conseguir comunicar, os pilotos das Forças Armadas perderiam o contacto com os drones e os Estados Unidos viveriam um perfeito clima de terror.

“Se houvesse conflito no planeta Terra, seria quase inerente começar com algum tipo de conflito no espaço”, disse Peter Singer, que aconselha o Departamento de Defesa sobre ameaças espaciais.
Russos e chineses

Os potenciais adversários da América no Espaço são a Rússia e a China. A Rússia implantou vários satélites ditos kamikazes, programados para se aproximarem dos satélites norte-americanos e, se necessário, desativá-los ou destruí-los.

Já a China lançou o Shiyan, equipado com um braço que agarra os satélites e atira-os para fora da órbita terrestre.

“Temos uma ótima vigilância e capacidade de inteligência que nos permitem ver as ameaças que estão a ser construídas”, disse o general John Hyten, chefe dos Comandos Estratégicos dos EUA. “Por isso estamos a desenvolver capacidades para nos defendermos”, acrescentou.

Relativamente à rapidez das respostas face às ameaças no espaço, o general William Shelton, ex-chefe do Comando Espacial, admitiu que não é ainda possível uma defesa ativa nos próprios satélites.
Tópicos
pub