Mesquitas de Marrocos vão tornar-se "verdes"

por RTP
Reuters/ Stringer

O Governo marroquino vai instalar tecnologia de energia solar em mais de 100 mesquitas em 2016 e quer expandir o programa nos próximos cinco anos. O plano é incluir outros 15 mil destes locais de culto financiados pelo Estado – cerca de 30 por cento das mesquitas de todo o país.

A iniciativa das “mesquitas verdes” pretende reduzir as emissões de poluentes atmosféricos e evitar as importações de combustíveis fósseis. De acordo com a Agência Internacional de Energia, cerca de 95 por cento da energia de Marrocos é importada.

A instalação de luzes LED, painéis solares e termoacumuladores em mesquitas por todo o país tem o custo aproximado de 1,8 milhões de euros. Outros 5,1 milhões de euros vão ser gastos na promoção do programa de energia eficiente.Os excessos de energia gerada pelos painéis solares das mesquitas podem ser acumulados e utilizados mais tarde.

A mesquita As-Sounna em Rabat, a capital marroquina, já sofreu alterações no valor de cerca de 28 mil euros e viu reduzir as contas de eletricidade em 80 por cento, resultando numa poupança anual de aproximadamente 6.500 euros.

Ahmed Bouzid, um dos diretores da empresa de energia de Marrocos, revelou ao website norte-americano CNNMoney que a instalação dos equipamentos nos locais de culto também pode aumentar os postos de trabalho para os milhares de marroquinos que se especializam na área da energia todos os anos.
A maior central de energia solar do mundo
Segundo Bouzid, a utilização de energias renováveis nas mesquitas serve ainda para demonstrar aos habitantes de Marrocos que devem seguir o exemplo. “Este é apenas o projeto inicial de um enorme programa nacional de infraestruturas”, afirmou. Estima-se que, até 2030, o consumo de energia nas habitações e na indústria seja reduzido em 20 por cento.

A implantação de medidas governamentais amigas do ambiente levou a que, este ano, o país anunciasse um investimento de 2,4 mil milhões de euros na construção da maior central de energia solar do mundo.

Esta central tem o nome de Ouarzazate e faz parte de uma estratégia de cerca de oito mil milhões de euros para aproveitar o maior recurso natural de Marrocos: a luz solar. A central estará pronta em 2017 e a sua área vai ser nove vezes maior que o Central Park, em Nova Iorque. A eletricidade gerada através dos painéis solares vai chegar a cerca de um milhão de habitações.

Até 2030, o país tenciona fazer chegar eletricidade obtida através de fontes renováveis a mais de metade da população.
Tópicos
pub