Morreu o cofundador da Microsoft Paul Allen

por RTP
Paul Allen foi um dos fundadores da empresa de tecnologia Microsoft. Anthony Bolante - Reuters

O cofundador da Microsoft e ex-colega de Bill Gates Paul Allen morreu aos 65 anos, vítima de cancro.

Paul Allen morreu esta segunda-feira, aos 65 anos, após a luta contra um linfoma não-Hodgkin. Allen fundou a Microsoft em 1975, em conjunto com Bill Gates. O milionário e filantropo, que já tinha enfrentado a doença no passado, divulgou há duas semanas que o cancro tinha regressado.

O cofundador da empresa de tecnologia deixou-a em 1983, após conflitos com Bill Gates. Com a saída da Microsoft, Paul Allen fundou a Vulcan Inc., empresa através da qual geria os seus projetos filantrópicos, entre outras atividades.

Em comunicado, Bill Gates afirma estar “de coração partido” com o falecimento de um dos seus “mais velhos e queridos amigos". O proprietário da Microsoft refere ainda que a “computação pessoal não teria existido sem ele”.

O atual CEO da Microsoft, Satya Nadella, comentou que “como cofundador da Microsoft, na sua maneira calma e persistente, ele criou produtos mágicos, experiências e instituições e, ao fazê-lo, mudou o mundo”.


Para além de proprietário da Vulcan Inc., Paul Allen foi também um dos fundadores da Stratolaunch Systems, a empresa de transporte espacial, e proprietário das equipas Seattle Seahawks e Portland Trail Blazers.

A fortuna de Paul Allen está avaliada em 18 mil milhões de euros. Ainda este mês, a revista Forbes considerou o cofundador da Microsoft a 44ª pessoa mais rica do mundo.
Tópicos
pub