O WhatsApp começou a publicar esta terça-feira anúncios de página inteira nos principais jornais da Índia, fornecendo aos leitores dez dicas para identificar mensagens que podem ser falsas. O serviço de mensagens, propriedade da rede social Facebook, pretende combater o problema de desinformação naquela país asiático.
"Estamos a iniciar uma campanha de educação na Índia sobre como identificar notícias e rumores falsos", disse um porta-voz do WhatsApp em comunicado. “O nosso primeiro passo é colocar anúncios nos jornais em inglês, hindi e vários outros idiomas", acrescentou.
Algumas dessas dicas incluem verificar várias fontes, procurar fotos online que possam ser editadas e pensar duas vezes antes de reencaminhar uma mensagem que pode não ser credível.
"As notícias falsas muitas vezes tornam-se virais", aponta uma das dicas do anúncio de página inteira. "Só porque uma mensagem é partilhada muitas vezes, não significa que seja verdadeira".
Um porta-voz da plataforma disse à CNN que a empresa traduziria os anúncios para jornais locais de nove Estados da Índia, muitos dos quais falam idiomas diferentes.
O serviço de mensagens, que tem mais de 200 milhões de utilizadores na Índia, está também a testar novas funcionalidades, de modo a evitar a partilha de falsos rumores.
Algumas dessas dicas incluem verificar várias fontes, procurar fotos online que possam ser editadas e pensar duas vezes antes de reencaminhar uma mensagem que pode não ser credível.
"As notícias falsas muitas vezes tornam-se virais", aponta uma das dicas do anúncio de página inteira. "Só porque uma mensagem é partilhada muitas vezes, não significa que seja verdadeira".
"Question information that upsets you", says WhatsApp's full-page advertisements. Clearly the solution to declining newspaper ad revenues in India will come from how we tackle our digital fake news crisis. pic.twitter.com/3h5XyJeMIr
— Anuj Srivas (@AnujSrivas) 10 de julho de 2018
Um porta-voz da plataforma disse à CNN que a empresa traduziria os anúncios para jornais locais de nove Estados da Índia, muitos dos quais falam idiomas diferentes.
O serviço de mensagens, que tem mais de 200 milhões de utilizadores na Índia, está também a testar novas funcionalidades, de modo a evitar a partilha de falsos rumores.
A página publicitária informa que um dos novos recursos mostrará aos utilizadores se uma mensagem foi reencaminhada ou originalmente escrita.