Programas tv

O CONTRATO

Imagem de O CONTRATO

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A exploração do cacau nas ilhas de S.Tomé e do Príncipe

A abolição da escravatura no espaço ultramarino português está na origem da angariação de contratados para trabalhar nas roças de S..Tomé e do Príncipe. Conhecidos também por serviçais, os trabalhadores eram recrutados em outras províncias do império, em particular em Angola, tradicional centro de exportação de mão de obra escrava, depois enviados a partir do porto de Benguela para as ilhas do cacau.
Nas roças, os serviçais, sujeitos a um contrato que muitas vezes se renovava indefinidamente, conheciam condições muito duras de trabalho sob um clima tropical e insalubre, acabando por perder o contacto e a possibilidade de voltar às terras de origem.
O milagre económico das ilhas do cacau foi amplamente criticado pelos ingleses na primeira década do século XX , em particular por William Cadbury, produtor de chocolate e que denunciou o regime de trabalho nas roças portuguesas como não sendo mais do quer um sistema de escravatura disfarçada.
O documentário da RTP foi rodado em uma das mais belas roças do Príncipe , a Sundi, visitada em 1939 por Marechal Carmona, o primeiro chefe de Estado que se deslocou às províncias ultramarinas. O programa conta com a utilização de arquivo em filme e em fotografia e com a colaboração dos historiadores Isabel Castro Henriques (Portugal) ,Carlos Neves , Nazaré Ceita e Natália Umbelina (S. Tomé) e David Birmingham (Inglaterra).

"O Contrato ", da autoria da jornalista Anabela de Saint-Maurice, tem imagem de Helder Oliveira e edição de Namorado Freire.

Ficha Técnica

Título Original
O CONTRATO
Duração
50 m minutos