Programas tv

Quando os Lobos Uivam

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Episódio n.º5

Episódio 5 de 12 Duração: 50 min

César Fontalva confessa a Jorgina a confusão que lhe vai na alma. Avisa-a dos planos da Guarda para que fale com o pai, para que a população se prepare. No Posto, Montalto mantém a sua ordem: os homens não saem do quartel e não se mostram ao povo até que as máquinas subam a serra para começarem os trabalhos. Quer mantê-los nervosos, ávidos de acção.
Alguns dias depois, já a Pide chegou à vila.
Na serra, Jaime assiste às visitas que os lobos fazem a Teotónio. Espanta-se. Teotónio fala-lhe de S. Francisco de Assis e da irmandade de todas as coisas vivas. Jaime confessa-lhe que gosta muito de Rosa.
João Rebordão assume a liderança da resistência, organiza as pessoas. No sector 1 do projecto, a população esconde-se no mato. Rebordão avança primeiro com um pequeno grupo para ainda tentar dissuadir o engenheiro Streit. Vem pedir que saiam da serra pois aquelas são terras do povo. Rebordão dá o sinal, de todos os lados surgem grupos de homens e mulheres. Vêm armados com alfaias agrícolas e varapaus. Alguns têm caçadeiras. Dão os braços, formam um bloco frente aos invasores dos baldios. A tensão aumenta. Um homem adianta-se, dispara. O engenheiro Streit é atingido, os guardas carregam sobre as pessoas das aldeias. De trás dos rochedos aparece o reforço da Guarda. O conflito é rápido e sangrento.
No sector 2, em Arcabuzais, é o Sargento quem lidera a Guarda. Também aqui os populares fazem frente e impedem a passagem dos tractores.
No sector 1, a brutalidade dos confrontos deixa o seu rasto: morreram dois guardas, uma mulher jaz inerte, há feridos. À falta de Rebordão, a Pide leva a mulher ao posto.

Ficha Técnica

Título Original
Quando os Lobos Uivam
Intérpretes
Carlos Santos, António Capelo, Marco d´Almeida, Maria João Luís, Patrícia André, Orlando Costa, José Cândido Ferreira, Nicolau Breyner, Filomena Gonçalves, Almeno Gonçalves, António Fonseca, Adriano Carvalho, António Montez
Realização
João Cayatte
Produção
Antinomia
Autoria
Francisco Moita Flores, Aquilino Ribeiro
Ano
2006
Duração
50 minutos