PAREDES MEIAS
Um projecto de habitação económica desenhado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira que demorou trinta anos a ser concluído
O Conjunto Habitacional da Bouça, situado na Rua da Boavista (Porto), é um projecto de habitação económica desenhado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira. Situado numa das zonas de maior pressão imobiliária da cidade, o bairro demorou trinta anos a ser concluído.
Hoje, as casas construídas em regime de custos controlados gozam de uma situação única na malha urbana tanto em termos de acessos como de qualidade de projecto.
Ao longo de quase três décadas, o projecto inacabado de Siza Vieira ergueu-se como um monumento à tenacidade popular. Houve quem visse ali um foco de problemas sociais, enquanto outros criticavam a degradação de uma obra emblemática do mais internacional dos arquitectos portugueses. Mas para quem lá vivia o bairro era um sonho por realizar...
Cumprida a ambição de ver o bairro terminado, os habitantes instalados na primeira fase recebem agora aqueles que acabam de comprar casa na Bouça. Também os moradores recém-chegados têm a esperança de iniciar uma nova vida. Como se relacionam estas pessoas? Como encaram a vivência num bairro com um passado tão distinto? Qual a reflexão do arquitecto sobre um projecto que o próprio já não esperava ver terminado?
Ficha Técnica
- Título Original
- PAREDES MEIAS
- Realização
- Pedro Mesquita
- Produção
- MUZZAK / CINEMACTIV em Co-Produção com a RTP
- Autoria
- Sandro D. Araújo