Programas tv

Sorrisos de Uma Noite de Verão

Imagem de Sorrisos de Uma Noite de Verão

Géneros

  • Filmes - Comédia

Informação Adicional

Um dos mais célebres filmes de Ingmar Bergman que é uma luminosa comédia sobre a guerra dos sexos sob os espíritos de Schnitzler, Wilde, Strindberg e Shakespeare.

Em 1901, o advogado Egerman, viúvo e pai de Henrik, um estudante de teologia, está casado em segundas núpcias com a bela e jovem Anne. Egerman é um velho sedutor, cínico e sofisticado, e o filho um jovem atormentado pelo charme provocatório de Petra, criada e confidente da insatisfeita Anne. Egerman retoma uma velha ligação amorosa com Désirée, uma célebre atriz, cujo atual amante, o conde Malcolm, humilha o advogado. Mas Désirée está decidida a reconquistar Egerman e monta uma sinuosa intriga. Dá uma festa na casa de campo da sua mãe, em que é servido um jantar afrodisíaco aos convidados, que nessa noite se rendem aos caprichos do amor.
"Sorrisos de uma Noite de Verão" é um dos mais célebres filmes de Ingmar Bergman, que com a sua 16ª longa metragem era, finalmente, consagrado a nível mundial. O Festival de Cannes, apesar de não lhe ter dado a Palma de Ouro, atribuiu-lhe um Prémio Especial do Júri, que se transformou no grande acontecimento desse ano. Foi o mais comentado, falado e aclamado filme de Bergman antes do aparecimento de "O Sétimo Selo" e "Morangos Silvestres". Foi, ainda, o primeiro filme de Bergman exibido em Portugal, então amputado em 12 minutos pela Censura. Continua hoje, quase meio século depois, a ser uma obra a vários títulos surpreendente. Evocando os espíritos de Schnitzler, Wilde, Strindberg e, acima de tudo, de Shakespeare, "Sorrisos de uma Noite de Verão" é uma espantosa visão da eterna Guerra dos Sexos, ao longo de uma comédia irresistível, mordaz e maliciosa, construída como uma fábula encantada, onde só a imbecil Censura portuguesa conseguiu encontrar 12 minutos perigosos. De um lado estão os homens e a morte. Do outro, as mulheres e a afirmação de vida. E, manipulando emoções e sentimentos cruzados, está o génio de mestre Bergman, num mágico e bucólico Verão nórdico.

Ficha Técnica

Título Original
Sommarnattens Leede
Intérpretes
Ulla Jacobsson,Gunnar Bjornstrand,Eva Dahlbeck, Bjorn Bjelvenstam,Margit Carlquist, Jarl Kulle,Harriet Anderson, Bibi Andersson.
Realização
Ingmar Bergman
Produção
Allan Ekelund
Autoria
Ingmar Bergman
Música
Erik Nordgren
Ano
1955
Duração
104m (pb) minutos