Sorrisos de Uma Noite de Verão
Um dos mais célebres filmes de Ingmar Bergman que é uma luminosa comédia sobre a guerra dos sexos sob os espíritos de Schnitzler, Wilde, Strindberg e Shakespeare.
Em 1901, o advogado Egerman, viúvo e pai de Henrik, um estudante de teologia, está casado em segundas núpcias com a bela e jovem Anne. Egerman é um velho sedutor, cínico e sofisticado, e o filho um jovem atormentado pelo charme provocatório de Petra, criada e confidente da insatisfeita Anne. Egerman retoma uma velha ligação amorosa com Désirée, uma célebre atriz, cujo atual amante, o conde Malcolm, humilha o advogado. Mas Désirée está decidida a reconquistar Egerman e monta uma sinuosa intriga. Dá uma festa na casa de campo da sua mãe, em que é servido um jantar afrodisíaco aos convidados, que nessa noite se rendem aos caprichos do amor.
"Sorrisos de uma Noite de Verão" é um dos mais célebres filmes de Ingmar Bergman, que com a sua 16ª longa metragem era, finalmente, consagrado a nível mundial. O Festival de Cannes, apesar de não lhe ter dado a Palma de Ouro, atribuiu-lhe um Prémio Especial do Júri, que se transformou no grande acontecimento desse ano. Foi o mais comentado, falado e aclamado filme de Bergman antes do aparecimento de "O Sétimo Selo" e "Morangos Silvestres". Foi, ainda, o primeiro filme de Bergman exibido em Portugal, então amputado em 12 minutos pela Censura. Continua hoje, quase meio século depois, a ser uma obra a vários títulos surpreendente. Evocando os espíritos de Schnitzler, Wilde, Strindberg e, acima de tudo, de Shakespeare, "Sorrisos de uma Noite de Verão" é uma espantosa visão da eterna Guerra dos Sexos, ao longo de uma comédia irresistível, mordaz e maliciosa, construída como uma fábula encantada, onde só a imbecil Censura portuguesa conseguiu encontrar 12 minutos perigosos. De um lado estão os homens e a morte. Do outro, as mulheres e a afirmação de vida. E, manipulando emoções e sentimentos cruzados, está o génio de mestre Bergman, num mágico e bucólico Verão nórdico.
Ficha Técnica
- Título Original
- Sommarnattens Leede
- Intérpretes
- Ulla Jacobsson,Gunnar Bjornstrand,Eva Dahlbeck, Bjorn Bjelvenstam,Margit Carlquist, Jarl Kulle,Harriet Anderson, Bibi Andersson.
- Realização
- Ingmar Bergman
- Produção
- Allan Ekelund
- Autoria
- Ingmar Bergman
- Música
- Erik Nordgren
- Ano
- 1955
- Duração
- 104m (pb) minutos