Programas tv

Francisco de Holanda - A Luz Esquecida do Renascimento

Francisco de Holanda - A Luz Esquecida do Renascimento

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Um dos mais importantes vultos do Renascimento em Portugal

Francisco de Holanda (1517-1584) foi um humanista, um tratadista e um pintor português. Erudito, talentoso e audaz, Francisco de Holanda foi durante muito tempo considerado um dos mais importantes vultos do Renascimento em Portugal. Mas novas investigações revelam que Francisco de Holanda foi muito mais que isso: na Europa do séc. XVI, foi um dos mais prolíficos ensaístas sobre Arte e produziu o primeiro tratado sobre Retrato. O vanguardismo da sua obra escrita e gráfica é, ainda hoje, desconcertante.
Nunca publicado em vida, Francisco de Holanda não deixou de ser lido por reis, príncipes, diplomatas, artistas, intelectuais. Entre muitas outras aventuras, F.H. conheceu o Renascimento italiano pela mão de alguns dos seus protagonistas maiores, de Vitória Colonna a Miguel Ângelo. Os seus registos sobre a Roma dos anos 30 de 1500 são de valor incalculável para a Arqueologia e para a História da Arte.
Em circunstâncias privilegiadas, Francisco de Holanda foi, simultaneamente, testemunha e ator de um tempo histórico excecional.

Documentário com a participação de Sylvie Deswarte-Rosa, Joaquim Caetano, Rafael Moreira, Isabel Almeida, Manuel Parada López de Corselas, José Cardim Ribeiro, Francesco Paolo Fiore, Vitor Serrão, Alessandro d´Alessio,

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Francisco de Holanda - A Luz Esquecida do Renascimento
Realização
Inês Rueff
Produção
Até ao Fim do Mundo
Autoria
Autoria: Paula Moura Pinheiro
Ano
2019
Duração
53 minutos