17 Dez 2021
Em 2018, a Procuradoria-Geral da República de Moçambique apontava para cerca de mil casos de tráfico humano no país. Mas as situações investigadas e as vítimas identificadas anualmente ficam muito aquém deste número. Atraídas ou mesmo raptadas pelos traficantes, muitas destas pessoas acabam em trabalhos forçados na agricultura, minas e mercados, em áreas rurais, e em redes de tráfico sexual. E muitos são menores. Adriano Nuvunga, diretor-executivo do Centro para Democracia e Desenvolvimento de Moçambique, ajuda-nos a perceber o que está a falhar no combate ao tráfico de seres humanos no país.
Olhamos para a chegada de 3 aviões a Cabo Delgado, que vão garantir a ponte aérea da União Europeia, para apoiar os 800 mil deslocados devido ao conflito naquela região. Numa iniciativa coordenada entre Portugal e Itália, foram transportadas cerca de 15 toneladas de bens e equipamentos, para responder a necessidades humanitárias urgentes. O momento foi acompanhado em Moçambique pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português, Francisco André.
O partido angolano Bloco Democrático tem um novo líder, Filomeno Vieira Lopes.
A Etiópia, o Egito e o Sudão retomaram as negociações sobre barragem do Nilo Azul. Um megaprojeto que pretende construir a maior barragem hidroelétrica do continente africano. Mas que levanta, desde o primeiro momento, várias tensões regionais. A investigadora Ana Elisa Cascão analisa este processo.
A jornalista brasileira Joyce Ribeiro lançou esta semana, em Lisboa, o livro "Chica da Silva - Romance de Uma Vida". Uma versão romanceada da história da emblemática mulher negra da sociedade brasileira do século XVIII, Francisca da Silva de Oliveira, mais conhecida como Chica da Silva.
Esta semana, no espaço de opinião, escutamos Argentina Assane, oficial de abrigo da organização não-governamental Ajuda em Ação, sobre as condições de vida das crianças deslocadas em Moçambique.
A jornalista Flávia Brito apresenta e coordena esta edição do Causa e Efeito.