17 Dez 2021
Foi assinado em Washington com o grupo SUN Africa um memorando para a criação de eletrificação do Sul de Angola que promete mudar os padrões de produção e consumo de energia no país. Cunene, Namibe, Cuando Cubango e Huila são as províncias que vão receber este investimento avaliado em 1500 milhões de dólares. Recebemos o ministro angolano da Energia e Águas, João Batista Borges.
Olhamos para o caso que mexe nas relações Angola/Congo que envolve a poluição de águas fluviais e intoxicações nas populações do vizinho Congo pela indústria mineira angolana. É o caso da empresa angolana de exploração de diamantes, Sociedade Mineira de Catoca, que está a ser acusada pela vizinha RDC de derrames poluentes nos rios Kasai e Tshikapa e pede uma indemnização por danos. O governo de Kinshasa diz que pelo menos 12 pessoas morreram e 4 mil ficaram intoxicadas. O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, responde a estas queixas. E o investigador e professor da Univ. Agostinho Neto, João Serôdio de Almeida, conhece bem este dossier.
Pouco se fala de um dos conflitos mais longos de África, que opõe Marrocos à Frente Polisário que luta pela independência do território do Sahara Ocidental. Esta luta tem o apoio da Argélia, desde 1975, após o fim da ocupação espanhola. O confronto armado durou até 1991 e terminou com a assinatura de um acordo de cessar-fogo. Até agora não foi realizado o referendo desejado pelo movimento. O representante da Frente Polisário na Europa, Omar Mih, esteve em Lisboa e foi entrevistado pela Isabel Rosa para o Causa e Efeito. Raul Braga Pires, politólogo e arabista, comenta e analisa esta situação.
Darlene Barreto é filha do músico cabo-verdiano Orlando Pantera, uma das figuras mais proeminentes que deixou um enorme legado a Cabo verde. Darlene quer criar a Fundação Orlando Pantera.
Na Opinião da Semana o escritor José Eduardo Agualusa reflete os efeitos da pandemia no continente africano.