Programas tv

Maria Helena Mendes Pinto - Uma Vida nas Artes Decorativas em Portugal

Maria Helena Mendes Pinto - Uma Vida nas Artes Decorativas em Portugal

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário de Paulo Seabra sobre a vida profissional de Maria Helena Mendes Pinto, uma referência no mundo dos museus e da cultura

Após acabar o Curso de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa, Maria Helena Mendes Pinto iniciou a sua colaboração com o Museu Nacional de Arte Antiga, em 1959, como conservadora adjunta. Em 1975 passa a integrar o quadro do museu, sempre dedicada às coleções de Mobiliário e Artes da Expansão. Durante mais de 30 anos trabalhou no estudo e organização destas coleções, conferindo-lhes um estatuto de primeira linha, de que até então, não usufruíam. Deste labor nasceram as respetivas exposições permanentes e as obras de referência: Os Móveis e o seu Tempo - Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga Séculos XV - XIX e Biombos Namban.
Maria Helena Mendes Pinto comissariou numerosas exposições em Portugal e no estrangeiro, entre as quais sobressaem, no contexto da XVII Exposição do Conselho da Europa, o núcleo do Mosteiro dos Jerónimos e no Festival Europália 91, as exposições Via Orientalis e De Goa a Lisboa.
Por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, que em 2003 a homenageou, e com o apoio do Estado Português, coordenou a criação de museus na Índia, designadamente em Goa (Rachol) e em Cochim.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Maria Helena Mendes Pinto - Uma Vida nas Artes Decorativas em Portugal
Realização
Paulo Seabra
Produção
Condadorgulhoso
Autoria
Autoria: Paulo Seabra / Guião: Paulo Seabra
Ano
2004
Duração
50 minutos